Ailton Krenak pode ser o próximo imortal da ABL
– O escritor, líder indígena e ambientalista pode ocupar a cadeira que pertenceu a José Murilo de Carvalho-
A Academia Brasileira de Letras (ABL) vive um momento de luto, reflexão e expectativa após o falecimento do historiador José Murilo de Carvalho. Ocorre que já se delineia um possível favorito para a vaga deixada por Carvalho, ocupante da cadeira número 5. O nome que surge com destaque, segundo coluna do jornalista Lauro Jardim em “O Globo”, é o do escritor, líder indígena e ambientalista Ailton Krenak.
Vale ponderar, entretanto, que outros candidatos ainda podem surgir e, além disso, para entrar no páreo, Krenak precisaria ainda se candidatar. Mas, caso isso aconteça, a verdade é que ele já aparece como o favorito.
Em março deste ano, Ailton Krenak tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML). Na instituição, ele recebeu 36 dos 39 votos, sendo eleito para ocupar a cadeira 24, que foi do escritor e jornalista Eduardo Almeida Reis, até março de 2022, quando faleceu.
Durante o discurso de posse, Krenak falou sobre sua própria obra. “Minha escrita é pela oralidade. Alguém me perguntou certa vez se, agora, eu me dedicaria a sentar para escrever um livro, afinal, as minhas obras são transcrições de palestras. Aí eu respondi: pode ser que eu me dedique a falar um livro, porque é assim que eu escrevo”, discursou.
A chegada de Krenak à ABL foi celebrada no meio literário. A escritora e professora Maria Esther Maciel, que ocupa a cadeira 15 na instituição, o saudou como “xamã das letras.
Redação com veículos – Foto: Divulgação
E-mail: redacao@blogdellas.com.br