Saúde

Açaí engorda? Veja o que diz a nutricionista Ana Luísa Nunes

O açaí virou moda. Faz tempo. O fruto descoberto há mais de mil anos por indígenas que habitavam a Floresta Amazônica, foi introduzido ao longo do tempo na dieta de boa parte dos brasileiros. Principalmente dos atletas e quem persegue este status.

Seu consumo, após diferentes modos de preparo e com diversos acompanhamentos, gera uma série de dúvidas, especialmente para os preocupados com as calorias que consomem. Entre elas, a principal: açaí engorda?

A nutricionista Ana Luisa Nunes, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, explica que o consumo há de ser visto com cautela, como com qualquer outro alimento:

Nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer ninguém. Mas o açaí consumido com açúcares concentra calorias e pode contribuir para aumento de gordura corporal. Quando falamos do fruto puro, ele tem cerca de 70 kcal a cada 100g. Mas se estamos falando de misturas que levam açaí (cremes, sorvetes, etc), esse valor calórico se torna bem maior.

Ana Luisa destaca que o açaí é uma fruta oleosa/gordurosa, fonte de antioxidantes (substâncias que reduzem os radicais livres, aumentando o tempo de vida das células). Consequentemente, reduz doenças cardiovasculares e melhora a disposição, o que ela declara “valer a pena inserir na rotina”. Mas com um alerta:

O problema é: com o que e quanto se adoça o açaí. É um fruto sem sabor, mas que tem uma caloria considerável por causa de sua gordura. Ao acrescentar leite condensado, a caloria dessa mistura fica muito maior, já que o leite condensado concentra bastante açúcar em sua composição. Se o objetivo for emagrecimento, pode atrapalhar muito, já que essa meta necessita de consumo calórico mais baixo.Em meio às diferentes possibilidades de se comer o açaí — acompanhado de carnes e vegetais ou misturados a frutas e doces —, Ana Luisa crava: ele é mais nutritivo da forma que é utilizado principalmente na região Norte, como parte da culinária diária.

O açaí é extremamente nutritivo, o cuidado deve ser apenas na quantidade e com o que o acompanha. Se esse acompanhamento for rico em açúcares ou gorduras saturadas, como é o jeito consumido no Sudeste, a mistura deixa de ser nutritiva — completa a nutricionista.

Redação com os veículos. Jornal o Globo/Foto – Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *