Notícias

Abreu e Lima é primeiro município do estado em excelência na gestão fiscal, diz Firjan

Com 98.462 habitantes e muitas demandas sociais, o município de Abreu e Lima acaba de surpreender no índice Firjan, da Confederação Nacional da Industria, que mede, o grau de gestão fiscal dos municípios brasileiros. O município alcançou a média 0,9215, bem acima do Recife (segundo lugar) com média 08320 e Jaboatão (terceiro lugar), com 08185, no ranking estadual de gestão fiscal do índice Firjan.

Para elaborar o ranking são avaliados gastos com pessoal, investimentos, liquidez e autonomia. O município recebeu nota máxima em gastos com pessoal, investimentos e liquidez. O prefeito Flávio Gadelha ( União Brasil) disse a este blog que quando assumiu o município para seu terceiro mandato, em 2021, “havia um déficit de R$ 27 milhões nas contas públicas. Sem certidões, perdemos capacidade de receber recursos pela inadimplência com o INSS. Até o FPM foi bloqueado nos primeiros meses”.

Diz que a saída foi “cortar na carne. Acabei com muitos cargos comissionados e implantamos uma economia de guerra. Muita gente ficou contra, inclusive assessores, achando que íamos nos desgastar. Enfrentamos isso sim, mas hoje essa pesquisa comprova que estávamos certos. Apesar das quedas de FPM desse ano que colocaram grande parte dos municípios em situação dificílima, temos liquidez suficiente para continuar administrando sem atropelos e sustentando os investimentos”.

Ele afirma que no momento está construindo a mais avançada escola municipal do estado, com todos os laboratórios necessários para os alunos e até piscina semi-olímpica. Também estamos começando a entregar os 10 novos postos de saúde, uma coisa de primeiro mundo, com todas as condições de funcionalidade, ar condicionado e instalações de excelência”.

Flávio já tinha administrado Abreu e Lima por dois mandatos ( de 2005 a 2012) e também teve sua administração elogiada. Ao sair, no entanto, indicou o vice que foi eleito mas, segundo ele, “não correspondeu e fez uma administração desastrada”. Foi o espólio do ex-vice que ele enfrentou em 2021. Abreu Lima tem indústrias, um pujante comércio para o tamanho do município, mas uma população extremamente pobre. A família Gadelha é tradicional na política local mas Flávio, atualmente com 48 anos, rompeu com o tio Jerônimo Gadelha, ao assumir o primeiro mandato em 2005, e prometeu uma administração sem vícios.

Ele celebrou nas redes sociais a conquista do município e ressaltou: “ficamos à frente do Recife e Jaboatão, que não só contam com muito mais recursos mas também com uma boa estrutura administrativa. Aqui temos pessoas abnegadas e responsáveis mas, pelos cortes feitos na máquina, foi muito difícil chegar aonde chegamos mas não me arrependo do que fiz. Os resultados estão aí”.

Redação blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *