A premier Liz Truss: renúncia após 45 dias no cargo

 

Depois de passar o dia de ontem garantindo que não renunciaria, a premier britânica, Liz Truss, entregou o cargo de primeira-ministra após apenas 45 dias no cargo, nesta quinta-feira. Com o anúncio, feito por Truss nos arredores de Downing Street, ela será a primeira-ministra com o mandato mais curto da história do Reino Unido. “Isso garantirá que permaneçamos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país – afirmou, explicando que permanecerá como primeira-ministra até que um sucessor seja escolhido.

Truss, que substituiu o Boris Johnson no comando do país há apenas seis semanas, vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar após um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro e fora de seu próprio partido. Um dia antes, no Parlamento, a premier chegou a dizer que era “uma lutadora, não uma desertora” e indicou que não pretendia deixar o cargo. Poucas horas depois, sua ministra do Interior, Suella Braverman, deixou o governo fazendo críticas duras à gestão.

Ao fazer o anúncio, Truss disse que conversou com o rei Charles II para notificá-lo de que está renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador. Ela também se encontrou com o presidente do Comitê de 1922, que define as regras eleitorais da legenda, Graham Brady, onde eles “concordaram que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana”.

Redação com veículos. Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogddellas.com.br

Compartilhar