Eleições 2022,  Notícias

A pedido do PL, desembargadora do TRE determina investigação sobre o instituto de pesquisas OPUS

A desembargadora auxiliar especial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Virgínia Gondim Dantas, determinou, em despacho publicado na terça-feira (16), que a Secretaria Judiciária realize nova intimação ao Instituto Opus para que conceda acesso ao sistema interno de controle e dados de pesquisas eleitorais da empresa.

A decisão atende a um pedido protocolado pelo Partido Liberal (PL) após o Instituto Opus ter descumprido o prazo previamente determinado pela Justiça Eleitoral para que a empresa tornasse público, conforme prevê a legislação, as informações das consultas aos eleitores.

A Opus Consultoria e Pesquisa Ltda. é uma microempresa individual com sede em Minas Gerais, de capital social declarado inferior a R$ 5 mil, e que, até a presente data, realizou apenas duas pesquisas de intenção de votos nos estados da Paraíba e de Pernambuco.

O Partido Liberal ressalta que, assim como devem ser combatidas as notícias falsas (fake news), há pesquisas que precisam ser melhor avaliadas pelos órgãos de imprensa que as divulgam, tendo em vista que, a partir do momento em que os institutos deixam de atender a normas e determinações da Justiça Eleitoral, os dados passam a em nada contribuir para o debate e a isonomia das eleições.

17 de agosto de 2022

Partido Liberal

Foto: TRE-PE Divulgação

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *