“A Organização” – Por Rômulo Miranda Filho*

 

Minha última leitura teve foco no Brasil recente retratado pelo livro “A Organização”, de Malu Gaspar, publicado em 2020, que narra a história da Odebrecht, revelando a ascensão e derrocada do que foi um conglomerado empresarial que chegou a contar com 168 mil funcionários, número maior por exemplo, que a população de Garanhuns.

O livro retrata como essa empresa esteve diretamente ligada a recorrentes episódios de corrupção, com a participação dos mais diversos agentes públicos do Poder Executivo e Legislativo do país.

Para além desse aspecto, fica claro, principalmente quando se olha os fatos revelados pela operação Lava-Jato (e os acordos de leniência que dela decorreram), o quanto o Brasil ainda está carente de medidas sólidas e permanentes contra a corrupção.

A obra nos faz refletir e lamentar enquanto cidadãos como o abuso de um recorrente e velho sistema de distribuição de obras e verbas públicas encontrou seu ápice e com isso, a saturação, sobretudo em relação ao Grupo Odebrecht, cujo destino foi a tentativa de soerguimento pela via da recuperação judicial. Sob o aspecto empresarial, não valeu a pena. Ficou a lição!

*Rômulo de Albuquerque Miranda Filho é advogado do PHR-Soluções Jurídicas, LL.M. em Direito Empresarial e em Direito Societário pela FGV, com atuação na área de contencioso empresarial-societário. Texto colaborativo/blogdellas – Foto: Divulgação

E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar