A dobradinha feminina

 

Se ninguém mais duvida de que a eleição deste ano marcará um protagonismo  feminino jamais visto em Pernambuco, a primeira dobradinha foi formada ontem quando a prefeita Raquel Lyra reuniu-se com a deputada estadual Priscila Krause e sugeriu que ela se filiasse ao partido Cidadania, dirigido a nível estadual pelo deputado federal Daniel Coelho. Ao comunicar à sua equipe a ida para o novo partido, quando havia perspectiva de que ela fosse para o PSDB (o mesmo de Raquel) Priscila deixou claro que pode vir a disputar uma eleição majoritária.

 

E por que a escolha pelo Cidadania? Na verdade, além do PSDB, este é o único partido já fechado com Raquel. E como a deputada pode ser a vice da prefeita, não ficaria bem as duas estarem na mesma legenda. Agora, com Priscila no Cidadania, Raquel é 45 e Priscila 23. Sem contar que Priscila sempre se deu muito bem com Daniel e já tinha deixado claro na Assembleia que para ela tanto o PSDB quanto o Cidadania são legendas com as quais simpatiza.

 

A definição por Priscila na majoritária – a outra vaga deve ser destinada à atração de outra legenda – deixa Raquel muito bem com o eleitorado metropolitano, onde a deputada tem muita penetração disputando a eleição do Recife como candidata a vice e a prefeita, em diferentes ocasiões. Se Raquel não conseguir até as convenções partidárias atrair outros partidos é possível que a terceira vaga majoritária fique com Daniel Coelho, também muito bem votado no Grande Recife.

 

Agora fica claro porque Raquel, ainda na eleição de prefeita, escolheu para apoiar em Caruaru, cidade que costuma votar em candidatos locais, Daniel para federal e Priscila para estadual. Estava dando o ponta-pé inicial para a eleição de governadora, unindo o agreste e a Região Metropolitana.

 

Chapa majoritária da Frente ficará para depois

A Frente Popular, que pensava em escolher os outros dois companheiros do candidato a governador Danilo Cabral – vice e senador – antes do encerramento do prazo da janela partidária resolveu mesmo deixar para fazê-lo  mais para a frente. Está praticamente resolvido que a deputada Tereza Leitão vai ser a vice – Danilo disse ao Blog Dellas que precisava ter uma mulher na majoritária – e o deputado federal André de Paula o candidato ao senado. Como nenhum dos dois vai mudar de partido – o que teria que ser feito até este sábado – decidiu-se por um prazo maior para quebrar resistências.

 

Marília à caça de apoios

A deputada Marilia Arraes deixou em polvorosa, ontem, diversos partidos. Determinada a formar uma chapa de candidatos a deputado federal e estadual pelo Solidariedade, andou assediando prefeitos e candidatos a deputado de várias legendas – inclusive do PT – e conseguiu fechar o apoio do deputado estadual Gustavo Gouveia e seu irmão o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, que já tinham acertado o ingresso no Podemos para apoiar Miguel Coelho. 

 

PCdoB ausente

O PCdoB, que formou federação com o PT e o PV já faltou a duas reuniões do grupo para fechar a chapa de candidatos a deputado que disputarão conjuntamente. Para acalmar os ânimos, depois que os candidatos do PT reclamaram de que o PV estava em busca de nomes capazes de reduzir o número de cadeiras a serem conquistadas pelos petistas, ficou acordado que cada nome proposto pelas três legendas passaria pelo crivo das demais. O PCdoB nem enviou os nomes e nem esteve nos encontros. Ficou acertadoontem entre PT e PV que se os comunistas não revelarem seus trunfos até esta sexta, petistas e verdes deliberarão pelo coletivo.

 

Mendonça dá boas vindas a Moro

Ontem, tão logo se filiou ao União Brasil, o pré-candidato a presidente Sérgio Moro cuidou de ligar para as principais lideranças do partido para comunicar sua decisão de aceitar o convite da legenda. O ex-governador Mendonça Filho, acabava de desembarcar em São Paulo, quando recebeu sua ligação. Trocaram idéias e Mendonça desejou-lhe boas vindas.

 

Foto: Raquel Lyra e Priscila Krause-blogdogs

 

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar