Aneel decide manter bandeira tarifária amarela no mês de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com a medida, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de energia elétrica.
Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pela redução das chuvas em diversas regiões do país, característica do período seco. A menor incidência de precipitações impacta os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, aumentando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado.
Diante desse cenário, a agência orienta os consumidores a adotarem práticas de uso consciente da energia, evitando desperdícios e contribuindo tanto para a redução dos gastos domésticos quanto para a sustentabilidade do sistema elétrico nacional.
Sistema de bandeiras tarifárias
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica no país. As cores verde, amarela e vermelha indicam se haverá ou não cobrança adicional na conta de luz, de acordo com as condições de produção de energia. Quando os reservatórios estão em níveis adequados, a bandeira é verde e não há cobrança extra. Já as bandeiras amarela e vermelha representam custos adicionais decorrentes do uso de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Redação com AGência Brasil Foto arquivo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br


