
Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de um novo lote das cotas esquecidas do antigo fundo PIS/Pasep para trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos que atuaram entre 1971 e 1988. Nesta etapa, recebem os beneficiários que solicitaram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio varia entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil, conforme o tempo de serviço e o salário da época. Também têm direito ao saque herdeiros e dependentes legais de trabalhadores falecidos. A consulta pode ser feita pelo portal Repis Cidadão, com login Gov.br, ou pelo aplicativo FGTS. O pedido de pagamento pode ser realizado pelo app FGTS ou em uma agência da Caixa, mediante apresentação da documentação necessária. O benefício refere-se às cotas do antigo fundo PIS/Pasep, extinto em 2020, e não tem relação com o abono salarial pago atualmente. Criado na década de 1970, o fundo reunia recursos para complementar a renda de trabalhadores e servidores. Em 1988, foi substituído pelo modelo atual de abono salarial.Os valores não sacados foram transferidos em 2020 para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, depois, ao Tesouro Nacional. Agora, o governo permite o resgate mediante pedido.O pedido pode ser feito até setembro de 2028. Após esse prazo, os valores serão incorporados definitivamente ao Tesouro, sem possibilidade de saque.
Saúde da mulher é discutida em congresso no Piauí
A médica pernambucana Altina Castelo Branco, referência em reprodução assistida no país, atendeu convite da Sociedade Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia- SOPIGO como palestrante do I Congresso Piauiense de Ginecologia e Obstetrícia-CPGO. O evento desde essa última quinta-feira, 25, se estende até sábado (27) reunindo especialistas, pesquisadores e estudantes para debater as principais inovações na saúde feminina. Altina é ginecologista e obstetra e integra grupo que discutirá o tema Infertilidade, nessa sexta-feira(26) falando das 16h20 às 16h40 sobre Endometrite Crônica: Impacto na Infertilidade e Estratégias de Manejo “ e, das 17h às 17h20 sobre “Istmocele: Da Suspeita Diagnóstica à Indicação de Tratamento” . Nessa mesa-redonda sobre Infertilidade também haverá debate sobre “Planejamento nos Tempos atuais, abordando os feitos da FertGroup , o maior grupo de medicina reprodutiva do Brasil, fundado em 2023 e apresentação de Casos Clínicos de Infertilidade – Abordagem Prática no Consultório, com Joeline Cerqueira, Andre Luiz Eigenheer e Lyzianne Bona.Altina aproveitará sua presença no Congresso, no Piauí, para divulgar também o 30º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA 2026), de 9 a 12 de setembro no Recife Expo Center, no qual atuará como presidente .
CastraMóvel abre inscrições para castração gratuita de cães e gatos em Rio Doce, em Olinda
O CastraMóvel, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Olinda, está com inscrições abertas para mais uma etapa de castração gratuita de cães e gatos no município. Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar o cadastro prévio dos animais por meio do site PetsApp.A ação itinerante, voltada ao cuidado e bem-estar animal, será realizada a partir desta sexta-feira (26), na Vila Olímpica, localizada na 3ª Etapa de Rio Doce. O serviço seguirá no local até o dia 14 de julho, conforme cronograma definido.
Para agendar a castração, os responsáveis devem acessar o site do PetsApp e preencher as informações solicitadas no cadastro. Os atendimentos acontecem nos turnos da manhã e da tarde, com horários disponíveis para consulta no momento da inscrição.
É necessário que os cães, cadelas, gatos e gatas (animais contemplados pela ação) estejam em jejum de oito horas para a realização do procedimento.A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura de Olinda, tem como objetivo ampliar o acesso à castração e contribuir para o controle populacional de animais, especialmente os que se encontram em situação de rua.
Instituto oferece formação gratuita para professores
Professores e educadores de todo o país têm até 3 de julho para se inscrever nas formações on-line e gratuitas oferecidas pelo Instituto iungo. Com carga horária flexível, os cursos abordam temas centrais da educação contemporânea, como projetos de vida, equidade, relações étnico-raciais e ensino de Arte. As formações foram desenvolvidas para apoiar educadores na construção de práticas pedagógicas mais conectadas às realidades dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. Entre as oportunidades disponíveis estão os cursos Cartografias: mapas de projetos de vida (4h) e Cartografias: projetos de vida e Educação para as Relações Étnico-Raciais (16h). O curso Cartografias: mapas de projetos de vida apresenta conceitos fundamentais sobre projetos de vida e explora possibilidades de integrar o tema ao cotidiano escolar, apoiando educadores na construção de práticas que dialoguem com as experiências, interesses e perspectivas dos estudantes. Já o curso Cartografias: projetos de vida e Educação para as Relações Étnico-Raciais promove reflexões sobre a ERER e oferece estratégias para valorizar diferentes trajetórias, identidades e repertórios culturais nos processos educativos. A formação contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais inclusivos, representativos e comprometidos com a valorização da diversidade presente nas escolas brasileiras. Também está disponível o curso Arte: na escola e na vida, voltado a professores de Arte e educadores da área de Linguagens interessados em ampliar repertórios, fortalecer práticas pedagógicas e explorar o potencial das linguagens artísticas na Educação Básica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Instituto iungo até 3 de julho: https://iungo.org.br/
Agrinordeste já registra ritmo acelerado de vendas
Faltando 70 dias da realização da 33ª edição da Agrinordeste, a procura por estandes e espaços de exposição já movimenta os preparativos de uma das maiores feiras do agronegócio do Nordeste. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), o evento será realizado de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções.O ritmo acelerado das negociações reforça a força da Agrinordeste como vitrine para empresas, produtores, instituições e marcas ligadas ao setor agropecuário. A expectativa da organização é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que reuniram milhares de visitantes e geraram oportunidades de negócios, networking e capacitação.Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços voltados para inovação, mercado pet e moda agro.Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos principais encontros do agro nordestino, conectando o campo, os negócios e a inovação.
Documentário resgata memória e patrimônio cultural de Itapuama, no Cabo
A Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, recebe no dia 28 de junho, às 15h, o lançamento do documentário Inventário da Pedra Bonita. A produção reúne relatos de moradores, fotografias, vídeos e documentos para preservar a memória, a cultura e a riqueza ambiental da comunidade.O filme destaca as origens indígenas da região, a história dos povos Caetés e tradições locais ligadas à pesca, ao artesanato, às festas populares e à preservação da natureza. Entre os temas abordados estão a Festa da Lavadeira, o Boi Praieiro, os tradicionais forrós da comunidade e o famoso Banho de Argila de Itapuama.Além de retratar as transformações urbanas do litoral do Cabo, o documentário valoriza personagens que ajudaram a construir a identidade local. A produção conta ainda com audiodescrição para ampliar a acessibilidade e, após o lançamento, terá exibições gratuitas em comunidades da região e nas plataformas digitais.O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e do Ministério da Cultura.
Comédia, A Eleição, aporta em Recife em única apresentação no Teatro Apolo em julho
A Companhia de Projetos Cênicos de Santa Cruz do Capibaribe apresenta em Recife pela primeira vez o espetáculo, A Eleição, no próximo dia 04 de julho, sábado, às 20h, no Teatro Apolo.A Eleição é uma comédia política marcada pelo humor crítica, pela forte identidade regional, escrita nos anos 70 e que continua atual. A peça utiliza situações cômicas e personagens caricatos para revelar os bastidores do poder, expondo ambições, interesses e contradições. O público terá a oportunidade de conferir humor, crítica social e um retrato provocante da política Brasileira. O texto traz diversão, mas também reflexão sobre o papel do cidadão diante do voto e da política, um contexto que pode estar sendo vivido nesse momento em qualquer cidade do Brasil.Uma dramaturgia nordestina de Lourdes Ramalho com direção de Diógenes Rodrigues e montada pela primeira vez pelo grupo em 2004, a peça retorna agora com ainda mais força, trazendo a irreverência, a crítica social e o humor .
Redação com assessorias e veículos Foto: arquivo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br