Um São João para chamar de seu

Qual candidato majoritário não gostaria de ter com exclusividade o protagonismo de uma festa que dura um mês e se propõe a reunir  3,5 milhões de pessoas para curtir os festejos juninos e assistir a shows gratuitos de artistas consagrados? Esse presente caiu no colo de uma das principais pré-candidatas a governadora do estado, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra(PSDB). Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, Raquel tem mostrado que não está disposta a perder um minuto dessa oportunidade de falar aos eleitores e distribuir simpatia.

Desde a abertura do São João caruaruense, batizado de “maior do mundo” após dois anos de recesso em função da pandemia,  ela tem se dividido entre o espaço oficial de atrações de toda natureza – do forró pé-de-serra a exposições e comidas juninas – ao Pátio do Forró, onde acontecem os shows. Nos intervalos visita os bairros populares e a zona rural, onde também há festa o mês inteiro. No pátio, ela conta com os locutores que anunciam sua presença ouvida por eleitores de todo o estado que nessa época visitam Caruaru.

Esta segunda-feira Raquel foi ainda mais longe. Aproveitando a animação desse período na cidade onde corre muito dinheiro, reuniu, em uma casa de eventos, cerca de mil formadores de opinião para dar seu grito de guerra. Fez discursos inflamados junto com seu sucessor, o novo prefeito Rodrigo Pinheiro, e proclamou que os dois juntos “vão mostrar como Pernambuco pode se beneficiar de um modelo que deu certo em Caruaru”. O envolvimento de Rodrigo no evento teve também o objetivo de dirimir dúvidas depois que ele  convidou o governador Paulo Câmara para estar presente no camarote oficial, quando Raquel vive diariamente criticando a atual gestão socialista e chegou a dizer que “Paulo Câmara é o pior governador da história do estado”. Como diz o ditado popular, a candidata “matou dois coelhos com uma cajadada só”.

De Paulo a Bolsonaro

Da mesma forma que o governador Paulo Câmara vai a Caruaru e deverá estar acompanhado do seu candidato, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), os demais candidatos deverão dar o ar de sua graça na festa mas a estrela é mesmo Raquel. O presidente Jair Bolsonaro também promete ir ao município na semana que vem no mesmo dia em que seu ex-ministro do turismo, Gilson Machado(PL), candidato a senador, vai se apresentar tocando sanfona. O palanque bolsonarista vai estar completo pois o candidato a governador Anderson Ferreira (PL) também acompanhará o presidente.

Miguel também tem festa

Outro candidato a governador que terá uma festa de São João para brilhar é o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Embora não seja tão tradicional nem longo como o de Caruaru, o São João de Petrolina também reúne milhares de pessoas de todo o estado. A festa acontece de 17 a 25 deste mês e a agenda de Miguel estará concentrada na cidade nesse período.

Governo e Oposição divergem sobre impostos

Ontem na sessão virtual da Assembléia e com a presença do secretário de finanças Décio Padilha o líder do governo Isaltino Nascimento fez um discurso inflamado contra o pacote do presidente Bolsonaro que prevê a redução de impostos sobre o diesel e o gás de cozinha. Ele chamou de esdrúxula a proposta que traria prejuízo a estados e municípios com redução de recursos para saúde e educação. Segundo Isaltino “o presidente quer jogar na costa dos governadores a culpa pelo aumento de combustíveis que é responsabilidade sua”. Já o líder da oposição, deputado Antonio Coelho, exaltou a proposta afirmando que as pessoas já pagam muitos impostos no Brasil e está na hora de dividir o bolo com a população. Disse que a redução da receita com ICMS é pequena para os benefícios que a economia como um todo vai ter e também a geração de empregos, acrescentando “Pernambuco é o estado que mais tem desempregados proporcionalmente no Brasil com 17% da população desocupada”.

Mortos, desabrigados e desalojados

Ontem foram atualizados os números sobre a extensão dos estragos provocados pelas chuvas que castigam há 16 dias a Região Metropolitana e a Mata. Chegaram a 129 os mortos com o falecimento de uma criança de 13 anos apósa queda de uma barreira em Casa Amarela pela manhã. Existem 9.134 pessoas desabrigadas (vivendo nos abrigos) e 119.523 desalojadas (vivendo na casa de amigos e parentes).

Máscaras

O Governo do estado ainda não trabalha com a possibilidade de exigência do uso de máscaras em ambiente fechado mas, o crescimento do número de pessoas com Covidnos últimos dias, já levou o assunto a debate na Secretaria de Saúde. Se as coisas continuarem assim, a proibição pode acontecer. A maior preocupação é com as festas juninas que reúnem milhares de pessoas. Mesmo em ambientes abertos as pessoas ficam muito próximas umas das outras, facilitando o contágio.

Covidário

Nas repartições públicas os funcionários têm batizado de “covidário” os locais onde muitas pessoas estão adoecendo e transmitindo o vírus da Covid para os mais próximos. Isso tem acontecido em quase todos os órgãos públicos tanto municipais, estaduais como federais.

Foto: Raquel Lyra (Blog Edmar Lyra)

E-mail: terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar