Novos empréstimos consignados do INSS são liberados pelo Tribunal de Contas da União

 

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Bemquerer Costa autorizou ontem, sexta-feira (8) a retomada da concessão de novos empréstimos pessoais consignados do INSS, após analisar um recurso apresentado pelo governo federal.A decisão tem efeito imediato e vale até o julgamento definitivo do caso pelo plenário da Corte.As modalidades de “cartão de crédito consignado” e “cartão consignado de benefício”, no entanto, continuam suspensas por determinação do tribunal. A decisão atende a um pedido apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) após o TCU determinar, na semana passada, a suspensão de novas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.No recurso, o Executivo argumentou que a interrupção dos empréstimos pessoais poderia gerar impactos econômicos e sociais relevantes, ao dificultar o acesso ao crédito por parte dos segurados.Segundo o governo, a medida poderia empurrar aposentados para linhas de crédito mais caras, aumentar o risco de superendividamento e reduzir a circulação de dinheiro na economia.Ao liberar novamente os empréstimos pessoais, o ministro afirmou que houve avanço na implementação de mecanismos de segurança no sistema utilizado para as operações.

 

Edição do Viva o Centro voltada ao Dia das Mães acontece neste sábado

 

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e juntamente com o Gabinete do Centro do Recife, realiza mais uma edição do “Viva o Centro”, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Banco do Nordeste Cultural, neste sábado (9), das 9h às 15h, na Rua Nova, localizada no bairro de Santo Antônio. O evento é uma iniciativa de reativação por meio de ações de cultura, lazer, entretenimento e prestação de serviços à população, constituindo-se um estímulo para reocupação da rua, reconexão entre as pessoas e o território do Centro do Recife. A edição atual trará como temática o Dia das Mães. Pensando em agregar mais significado ao Dia das Mães, levando serviços básicos à população, o Viva o Centro de maio visa movimentar o comércio local e agitar um final de semana que já é especial, aproveitando o momento de compras para viabilizar serviços de saúde, assistência social e lazer para os transeuntes. “É mais uma edição de sucesso, de ocupação do Centro por meio de várias atividades e serviços voltados para a população, e na véspera de uma data importante como o Dia das Mães, uma oportunidade de visitar e fortalecer o comércio local”, afirma Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete do Centro.

 

Uma em cada dez brasileiras sofre de endometriose

 

 

Esta semana foi marcada pela celebração do Dia Internacional da Luta contra a Endometriose, lembrado na quinta-feira (07), data que reforça a importância da conscientização sobre a doença que afeta uma em cada dez mulheres no Brasil. Cólicas intensas, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar estão entre os sintomas mais comuns. Eleonora Pasqualotto, ginecologista e obstetra explica como acontece o processo.”O endométrio é aquela camada de dentro do útero que descama na menstruação. E a grande parte dessa descamação vai sair para fora do organismo, mas sempre uma pequena parcela vai pelas trompas para dentro da cavidade abdominal, da barriga. E uma vez que ela vai para dentro da barriga, esse sangue vai começar a se fixar em alguns pontos. Esses pontos podem ser a bexiga, o intestino, os ovários. Algumas mulheres têm predisposição para que esses pontos de endométrio, esse sangue, se fixe na barriga. Outras pessoas não têm essa predisposição, então não vão ter endometriose. A endometriose não tem cura, mas tem tratamento.” O tratamento varia conforme o caso e pode incluir medicamentos ou cirurgia. A data reforça a importância da informação e do acompanhamento médico para garantir mais qualidade de vida para as pacientes.

 

Feira de Empregabilidade Wyden 2026 conecta talentos ao mercado de trabalho em todo o país

 

Em celebração ao mês do trabalho, comemorado em maio, a Wyden promove, entre os dias 18 e 22, a Feira de Empregabilidade 2026, uma iniciativa nacional que reforça o compromisso da instituição com a inserção profissional e o desenvolvimento de carreiras. Ao longo da semana, unidades em diferentes regiões do país abrirão suas portas para estudantes, egressos e a comunidade em geral, oferecendo oportunidades concretas de conexão com o mercado. Com a participação de aproximadamente 100 empresas parceiras e a oferta de cerca de 7.500 vagas de emprego e estágio, a feira se consolida como um importante ponto de encontro entre talentos e recrutadores. A programação inclui processos seletivos, cadastramento de currículos, palestras com especialistas, oficinas práticas e orientações de carreira, ampliando as chances de empregabilidade dos participantes. Realizada em 13 unidades da Wyden, a ação acontecerá presencialmente, com atividades distribuídas em diferentes turnos para ampliar o acesso do público. Além das oportunidades profissionais, os visitantes poderão contar com suporte para construção de currículos, preparação para entrevistas e direcionamento de carreira, com o apoio de docentes e profissionais do mercado. Para o coordenador nacional de carreiras da Wyden, Kayque Ferraz Costa, a iniciativa acompanha essa transformação. “A Feira de Empregabilidade é um elo estratégico entre a formação acadêmica e as demandas reais do mercado. Estamos diante de um cenário em que competências digitais, especialmente ligadas à tecnologia e à inteligência artificial, tornam-se cada vez mais essenciais para a empregabilidade”, afirma.

 

I Encontro de Ensino de Ciências Sociais de Pernambuco ocorre nos dias 13 e 14 de maio, na UFPE e UPE

 

 

O I Encontro de Ensino de Ciências Sociais de Pernambuco: diálogos sobre a formação docente e as experiências do Pibid será realizado nos próximos dias 13 e 14, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE e na Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco (FCAP) da UPE. O encontro é voltado a discentes, docentes, pesquisadores e demais profissionais com interesse no ensino de Ciências Sociais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 12 de maio, pelo portal do Sigaa UFPE, na área de Extensão.A programação do encontro inclui mesas-redondas, rodas de diálogo e palestras, com o objetivo de criar um ambiente favorável à troca de experiências, ao aprendizado colaborativo e ao fortalecimento da área de ensino. As atividades serão organizadas por eixos temáticos. As inovações pedagógicas no ensino da Sociologia; as experiências sociológicas no campo do Pibid; o ensino de Sociologia e os desafios das relações étnico-raciais, entre outros assuntos, serão apresentados e discutidos durante o evento. O I Encontro de Ensino de Ciências Sociais de Pernambuco tem como organizadores os professores Mikelly Gomes (UFPE) e Bruno Ferreira e Anderson Vicente, ambos da UPE

Redação com assessorias e veículos – Foto: Arquivo
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar