Mundo News

Karine Jean-Pierre, a primeira porta-voz negra e LGBTQ+ da Casa Branca

Ela faz história. Karine Jean-Pierre substitui Jen Psaki como secretária de Imprensa. Nascida na Martinica e filha de pais haitianos, é colaboradora de longa data de Biden e trabalhou com a vice-presidente Harr . É a primeira mulher negra e LGBTQ+ a assumir o cargo.

Sua nomeação é mais um passo importante dado pelo governo Biden em prol da diversidade nos EUA, após a confirmação da juíza Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, como magistrada da Suprema Corte. Ela se tornou a primeira mulher negra a ocupar o cargo na mais alta instância judicial do país em 232 anos de história.

Depois de atuar como vice-secretária de Imprensa, ela assume a posição de principal porta-voz do governo americano, substituindo Jen Psaki. Em nota, o presidente elogiou a “experiência, talento e integridade” da nova secretária, e enalteceu o trabalho de Psaki, que, segundo Biden trouxe de volta a “decência, o respeito e o decoro à sala de imprensa da Casa Branca”. Psaki será contratada pela emissora MSNBC. Em maio , Jean-Pierre se tornou a primeira mulher LGBTQ+ e a segunda negra na história a conduzir uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Ela vinha atuando como assessora sênior de comunicação no Governo desde a posse de Biden, em 2020. Antes como era consultora de campanha e chefe de gabinete da vice Kamala Harris.

A Casa Branca afirmou que ela é uma colaboradora de Biden de longa data, com atuações em papéis políticos e de comunicação no governo e na campanha democrata à presidência, bem como quando ele era vice de Barack Obama.Antes de trabalhar na campanha de Biden e Harris, Jean-Pierre atuou como analista política das emissoras NBC e MSNBC, e assumiu diretorias de políticas regionais da Casa Branca durante o governo Obama, para quem também trabalhou durante a campanha à reeleição.

Da Martinica para a Casa Branca

Karine Jean-Pierre nasceu na Martinica, depois de seus pais fugirem do Haiti. Quando tinha 5 anos, a família emigrou para Nova York. A nova porta-voz da Casa Branca é formada em Relações Públicas e Internacionais pela Universidade de Columbia. Vive com a repórter da emissora CNN Suzanne Malveaux, e sua filha.

Após ser anunciada no cargo, Jean-Pierre disse que este é um momento histórico. “Entendo a importante para tantas pessoas. São muitas comunidades que eu represento”, afirmou. “É uma honra e um privilégio estar atrás deste pódio.”

Blog Dellas com informações dos veículos. Imagem/divulgação/Casa Branca.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *