Notícias,  Política

Morre o brasileiro Sebastião Salgado, ícone da fotografia, aos 81 anos em Paris

O fotógrafo Sebastião Salgado morreu aos 81 anos, em Paris nesta sexta-feira(23). A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada pelo fotógrafo.Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 1944,  é reconhecido mundialmente como um dos maiores fotógrafos da atualidade.

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, diz o texto.

A causa da morte não foi divulgada. Ele deixa dois filhos.

O mestre das imagens em preto e branco

O mineiro Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, iniciou sua carreira em 1973, uma carreira dedicada à fotografia documental. Salgado se destacou por captar, em preto e branco, a essência da condição humana e a beleza — muitas vezes ameaçada — do planeta.

Suas imagens marcaram momentos históricos e deram visibilidade a povos invisibilizados. Foi assim com o impressionante registro da Serra Pelada nos anos 1980, reunido na obra Trabalhadores, e no projeto Êxodos, que retratou os movimentos migratórios ao redor do mundo. Ao longo da carreira, percorreu mais de 120 países com suas lentes.

Além da estética marcante, seu trabalho também se tornou um grito de alerta sobre as desigualdades sociais e a destruição ambiental. Um exemplo disso é o projeto Gênesis, no qual retratou paisagens ainda intocadas pela ação humana, reforçando a urgência da preservação da natureza.

Em 2024, anunciou sua aposentadoria e em entrevista ao jornal The Guardian, disse que seu corpo estava sentindo “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”. .

“Sei que não viverei muito mais. Mas não quero viver muito mais. Já vivi tanto e vi tantas coisas”, disse ao jornal inglês.

Redação com Portal g1 Foto:reprodução-BBC /Getty images

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *