Morre Dorinha Duval, aos 96 anos, 1ª atriz a interpretar a Cuca no “Sítio do Picapau Amarelo”
A atriz e cantora Dorinha Duval faleceu aos 96 anos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) por sua filha, a também atriz Carla Daniel, nas redes sociais. “É com tristeza, mas também alívio, que nos despedimos. Mãe, avó, amiga… que trouxe tantos momentos de alegria ao público brasileiro. Te amo”, escreveu.
Nascida Dorah Teixeira, em 1929, em São Paulo, Dorinha iniciou a carreira como vedete, bailarina e cantora antes de se destacar na televisão. Atuou em novelas marcantes da TV Globo, como Irmãos Coragem e O Bem-Amado, mas foi eternizada como a primeira intérprete da Cuca na adaptação do clássico infantil Sítio do Picapau Amarelo, em 1977.
Apesar do sucesso no papel, não retornou para a segunda temporada da série. Preferiu seguir outros caminhos e participou de diversas produções, entre elas o episódio “O Homem que Veio do Brás”, da série Plantão de Polícia, seu último trabalho diante das câmeras.
Carreira interrompida por tragédia
Em 1980, a vida de Dorinha tomou um rumo trágico. Ela matou o então marido, o publicitário Paulo Sérgio Alcântara, após relatar anos de humilhações e agressões psicológicas. Alegando legítima defesa, foi condenada por homicídio e cumpriu nove meses em regime semiaberto. O episódio marcou o fim definitivo de sua carreira artística.
Dorinha também foi casada com o diretor Daniel Filho, com quem teve sua única filha, Carla Daniel.
Redação com Terra Foto: reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

