Candidatos a presidente do PT articulam reunião para esta quinta, em busca de acordo

 

Consenso depende de entendimentos entre Teresa Leitao e Humberto Costa

Depois que a militante Prazeres Barros desistiu de sua candidatura a presidente estadual do PT, os seis candidatos dispostos, até agora, a participar da disputa estão articulando um encontro para a próxima quinta-feira, dia 22, em busca de um entendimento já que no dia 26 é o prazo final para a concretização das chapas aptas a participar da eleição interna marcada para o dia 06 de julho. A ideia da reunião foi do candidato Messias Melo, ex-presidente da CUT, que tem o apoio da senadora Teresa Leitão.             

Até ontem à noite só dois deles – o secretário-geral Sérgio Goiana e o vereador do Recife Osmar Ricardo – não tinham confirmado participação. “Vamos aguardar o que a CNB (tendência liderada pelo senador Humberto Costa) vai fazer até lá, se mantém os três pré-candidatos registrados, ou escolhe um dos três para que se possa falar mais concretamente em entendimento”- disse a este blog a senadora Teresa Leitão que vem defendendo um consenso ou uma redução maior no número de candidaturas.              

Segundo Teresa, apesar de ter desistido da disputa (ela foi nomeada pelo prefeito João Campos para chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente) Prazeres Barros está disposta a sentar à mesa para ajudar nas negociações. Dois dos nomes registrados pela CNB, o deputado federal Carlos Veras e o secretário geral do partido Sérgio Goiana, informaram este domingo que aguardam a participação mais efetiva de Humberto nas conversas esta semana para definir o que farão. Veras, que registrou a candidatura com apoio de muitas lideranças, disse que desistirá para apoiar “qualquer outro nome que agregue mais. Não aparecendo, cumprirei minha tarefa partidária, disputando a eleição”- concluiu.

Recife continua sem consenso

O consenso que se busca no estado está longe de acontecer no Recife onde o prazo para consolidação das chapas também se encerra dia 26. “A não ser- disse em off um petista bem informado – que, na busca por um entendimento, alguns candidatos se unam no Recife e no estado”. O diálogo entre os dois senadores – Humberto e Teresa – passa também por questões municipais. Mesmo que no Recife os dois continuem afastados – Teresa apóia a reeleição de Cirilo Mota e Humberto o ex-vereador Jairo Brito –  estará na mesa a questão de outros municípios metropolitanos como Olinda e Abreu e Lima, por exemplo.

MDB com problemas para compor Federação

A formalização de uma Federação entre o MDB e o Republicanos deu uma estancada nos últimos dias. O MDB estaria enfrentando resistências em alguns estados onde lideranças dos dois partidos são antagônicas. Apesar disso o presidente nacional do partido, deputado federal por São Paulo, Baleia Rossi, trabalha no sentido de contentar os mais arredios, introduzindo nas discussões critérios claros e objetivos sobre os acertos a nível de estado. O partido defende que os governadores e senadores sejam priorizados antes dos deputados federais na hora de definir quem vai presidir a nova Federação.

Raul agraciado

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) concederá o título de Doutor Honoris Causa da instituição ao ex-ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, atual presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) esta quarta-feira dia 21 às 19h, em sua sede no Recife.

Quem vai ganhar a eleição que definirá o comando do MDB de Pernambuco, marcada para o próximo sábado, no Recife?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar