Presidente da Assembleia assume oposição a Raquel e é rebatido pela líder do Governo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), que se desentendeu com a governadora Raquel Lyra(PSD) desde 2023, o que vem azedando de forma cada vez mais preocupante o clima entre o Executivo e o Legislativo, subiu na tribuna da casa esta terça-feira para fazer um forte pronunciamento cobrando do Governo mais ação na área de segurança. Acusou a governadora de arrogante, disse que sua administração está maquilando dados a respeito dos assassinatos que, segundo ele, só têm crescido ao ponto de 26 pessoas terem sido assinadas no primeiro final de semana de maio e acabou por admitir que se arrependeu do voto que deu – ele era do mesmo partido de Raquel e pediu votos para ela: “queria pedir desculpa aos meus eleitores por ter acreditado em um projeto que não deu certo”- concluiu.
O discurso do presidente animou a oposição levando oito deputados oposicionistas, sendo cinco do PSB, a fazer apartes, acrescentando dados e cobranças nos seus discursos. Só um deputado governista recorreu aos apartes para defender a governadora que foi a deputada Socorro Pimentel (UB). “Que bom que o tempo passa, deputado. Estivemos juntos em 2022, na campanha de Raquel, e vimos de perto, como estava a segurança na época do PSB. Vimos os batalhões da PM com viaturas sucateadas, policiais empurrando viaturas por falta de gasolina porque não havia dinheiro para comprar combustível e o revezamento de coletes na PM porque os que estavam disponíveis eram poucos para serem usados pela tropa”- disse com ar ironia.
Ela reconheceu que houve aumento da violência no ano de 2023 e que os dados apresentados pelo presidente eram antigos, do Atlas da Violência de 2023, só divulgado esta semana, mas explicou que em 2024 o estado apresentou uma queda de 5,4% nos assassinatos e nos primeiros meses de 2025 chegou a 22,5% a redução dos crimes violentos letais e intencionais. Também citou a compra de 9 mil coletes de lá para cá, a atualização de 100% da frota da PM, novas armas adquiridas e o fato de 7 mil novos policiais estarem sendo preparados para atuar nas ruas de forma gradativa até o final de 2026, através de concursos feitos pela atual gestão.
– “Eita, agora o presidente assumiu mesmo a oposição” – comentou com este blog um deputado de linha independente que se encontrava no plenário da casa. Na verdade, mesmo tendo dificuldades com a governadora, o presidente da Alepe nunca assumira de forma tão aberta o confronto político com o Executivo. Outros deputados comentaram que isso aconteceu pelo problema criado com o retardo no pagamento das emendas parlamentares e por esta semana a bancada governista ter recorrido à Constituição do Estado para tentar levar o presidente a submeter ao plenário projetos do Governo em regime de urgência, entre eles um empréstimo de R$ 1,5 bi, que há mais de 45 dias vêm tendo a tramitação postergada pela oposição que conseguiu assumir as principais comissões legislativas.
Redação Blogdellas Foto: divulgação/arquivo
e-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

