Mundo News,  Notícias

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos

Morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos,  o  ex-presidente  José Alberto “Pepe” Mujica Cordano, aos 89 anos. Mujica enfrentava um câncer de esôfago e estava recolhido em seu sítio, nos arredores de Montevidéu, onde cultivava flores e hortaliças.No dia 9 de janeiro de 2025 ele anunciou que o câncer diagnosticado em abril de 2024 havia se espalhado pelo corpo. Cansado, ele explicou que a idade avançada e o corpo debilitado não permitiam um tratamento agressivo e uma cirurgia.

Conhecido como o “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo de vida austero — dirigindo um Fusca dos anos 1970, doando parte do salário a causas sociais e por suas reflexões políticas de cunho filosófico —, José Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015.

Trajetória

A partir do início da década de 1970, a história de Mujica foi marcada pela luta contra a ditadura militar. No intervalo de 13 anos ele chegou a ser preso quatro vezes e até ferido por seis tiros uma vez.

Forte defensor da integração entre os países da América Latina e do Caribe, Mujica tornou-se uma das principais vozes da esquerda no continente, em um período marcado pela ascensão de governos progressistas e de centro-esquerda em nações como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.

No dia 5 de dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até o sítio de Mujica, no Uruguai, e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, homenagem dedicada a personalidades estrangeiras.

Redação com Agência Brasil Foto: José Cruz/arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *