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No Recife, projeto do Cais José Estelita terá novo sistema viário e parques

Projeção do Parque do Cais

Novo projeto urbanístico conecta Centro e Zona Sul com parques, ciclovias e espaços de lazer. Prefeitura do Recife garantiu parceria histórica para viabilizar as intervenções

Recife está prestes a ganhar duas novas áreas públicas que prometem transformar a mobilidade urbana e a convivência na cidade. Realizado em parceria da Prefeitura com a construtora Moura Dubeaux, o projeto de requalificação do Cais José Estelita inclui a construção do Parque do Cais, com mais de 33 mil metros quadrados, e do Parque da Memória Ferroviária, com 55 mil metros quadrados, integrados a um novo sistema viário que conectará o Centro à Zona Sul.

“Já imaginaram conectar a Dantas Barreto com o Cais José Estelita? É isso que a gente vai conseguir fazer com a integração viária e com dois novos parques. Parque do Cais, Parque da Memória Ferroviária, que vão ser feitos e o novo sistema viário aqui do Cais Estelita. Com isso, vai ser criado 9,5 hectares de área pública. E tudo isso sem uso de recursos públicos, já que é uma contrapartida privada”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.

O Parque do Cais será um dos maiores espaços públicos de lazer do Recife, com ciclovias de 1,7 km de extensão, calçadas amplas e acessíveis, áreas contemplativas, arborização e infraestrutura voltada para o lazer de todas as idades. Já o Parque da Memória Ferroviária vai reforçar o vínculo da cidade com sua história, preservando galpões e casarios históricos, além de criar um espaço para atividades culturais e educativas.

O projeto, que conta com a participação do Consórcio Novo Recife, da Prefeitura do Recife, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), prevê ainda a implantação de ciclovias bidirecionais, iluminação em LED, redes subterrâneas de energia, água, esgoto, internet e gás natural. Um novo sistema de drenagem será instalado para reduzir os pontos de alagamento na região de São José, que também já recebeu a restauração da Igreja Matriz.

O diretor da Moura Dubeux, Eduardo Moura, destacou a importância do projeto para a integração urbana. “Essa obra é muito significativa para o bairro de São José, pois cria integração urbana e facilita o acesso à orla. Teremos um parque com área de lazer e contemplação e, além disso, o Parque da Memória Ferroviária, reforçando o vínculo com a história da cidade”, afirmou.

Com investimento total de R$ 140 milhões, o conjunto de intervenções no Cais José Estelita representa um marco na transformação urbana do Recife, que passa a integrar um território estratégico, valorizando a paisagem natural e o patrimônio arquitetônico com soluções sustentáveis e inclusivas.

Parque da Orla

Com obras previstas para iniciar no primeiro semestre de 2025, o parque da orla será um dos maiores e mais inovadores espaços públicos de lazer do Recife, com mais de 33 mil metros quadrados de área. Localizado na região do Cais José Estelita, ele nasce como um símbolo da reconexão do Recife com sua orla. O projeto propõe a construção de 1,7 quilômetros de ciclovias, calçadas duplas e generosas, infraestrutura acessível para pedestres e bicicletas, espaços de convivência para todas as idades, áreas contemplativas, arborização, conforto térmico e bastante integração com o entorno urbano.

Uma das grandes inovações será a transformação da antiga alça do viaduto próximo ao Cabanga, antes um canteiro rodoviário isolado, em uma área verde com lago, vegetação nativa e paisagismo, incorporada de forma orgânica ao parque.

A entrega do novo sistema viário da região está prevista para junho de 2025, enquanto a conclusão total do parque deve ocorrer até o final de 2026. A operação será responsabilidade da Prefeitura do Recife, após a entrega das obras pela iniciativa privada.

Parque da Memória Ferroviária e galpão casario

Além do sistema viário e do parque da orla, o projeto urbanístico do Novo Cais contempla a criação do Parque da Memória Ferroviária, com 55 mil m² de área, dedicado ao resgate e à preservação de um capítulo essencial da história do Recife: o passado ferroviário da cidade. O parque será implantado na região compreendida entre o Forte das Cinco Pontas e o antigo eixo ferroviário voltado ao transporte de açúcar, trecho que abrigou a segunda linha de trem do Brasil, inaugurada após a Rio de Janeiro–Petrópolis.

A ligação central entre os dois parques será feita por uma grande esplanada que conectará os pedestres da Avenida Dantas Barreto à orla da Bacia do Pina, reforçando a ideia de continuidade urbana, fluidez de circulação e ocupação integrada da cidade. O parque será também um núcleo de preservação e ativação cultural, com a restauração de todos os bens valorados pelo Iphan, entre eles a antiga estação ferroviária, a caixa d’água e cerca de 30 galpões casarios com área de aproximadamente 8 mil m².

Esses galpões, que serviram no passado para armazenamento de açúcar, serão recuperados com investimento de R$ 12 milhões. Ao todo, os recursos destinados à recuperação dos bens históricos somam R$ 30 milhões, com prazo estimado de um ano e meio para execução. A primeira etapa de intervenções será iniciada ainda no primeiro semestre de 2025, com foco na recuperação da caixa d’água e dos galpões localizados próximos ao viaduto, que marcam a transição entre o parque da orla e o Parque da Memória Ferroviária.

Está em elaboração um plano de gestão, uso e conservação do parque, desenvolvido em parceria com a Prefeitura do Recife e o Iphan. Esse plano definirá os usos mais adequados para os espaços restaurados, respeitando os critérios técnicos de conservação e ativando o local com múltiplas vocações.

O projeto do Parque da Memória Ferroviária ainda está em fase de detalhamento técnico. Para que sua execução aconteça integralmente, será necessária aprovação de órgãos como o Iphan, a própria Prefeitura do Recife e a Fundarpe. Com essas chancelas, será possível buscar recursos públicos — federais, estaduais ou municipais — para a implantação completa do parque.

Redação com assessoria Foto: Divulgação / Prefeitura do Recife

e-mail: redacao@blogdellas.com.br
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