Fumaça preta na primeira votação do Conclave adia escolha do novo Papa
A primeira votação do Conclave, realizada nesta quarta-feira (07), terminou sem consenso entre os 133 cardeais eleitores, o que foi sinalizado pela fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina, às16h02.Uma multidão aguardava com grande expctativa o sinal que indica que nenhum dos candidatos ao papado atingiu os dois terços dos votos necessários para ser eleito, adiando a escolha do sucessor de Francisco.
A partir de amanhã, segundo dia, o ritmo segue um padrão estabelecido: são quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, só há previsão de uma fumaça por turno de votação, podendo aparecer às 5h30 ou 7h e 12h30 ou 14h.
As fumaças que anunciam o resultado das votações no Conclave são produzidas pela queima das cédulas em um fogareiro especial instalado na Capela Sistina. Para garantir clareza nas sinalizações, substâncias químicas são adicionadas: a fumaça preta, que indica que nenhum candidato foi escolhido, é gerada com naftalina; já a branca, sinal de eleição do novo Papa, com lactose.
Desde 2005, um sistema complementar foi implementado para tornar as cores mais nítidas, evitando confusões como as que ocorriam no passado, quando os fiéis tentavam decifrar a fumaça à distância.
Redação com veiculos Foto: reprodução Vatican News
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

