Aliança com Avante evita que Raquel Lyra comemore resultado da eleição em Goiana

A governadora Raquel Lyra experimentou este domingo o que significa ter o apoio de muitos partidos, acumulando força dos dois lados do espectro político em um mesmo município. Isso impediu que ela, como fez em 2024, quando acompanhou de perto o primeiro e o segundo turnos em Olinda e Paulista, onde conseguiu derrotar os candidatos apoiados pelo prefeito João Campos, fosse à campanha do candidato vitorioso na eleição suplementar para prefeito de Goiana, Marcílio Régio, do PP – partido de sua base – e eleito neste domingo para não ter problemas com o Avante, ao qual está filiado o candidato adversário de Marcílio, Eduardo Batista.
É comum isto acontecer e vários governadores pernambucanos precisaram fazer verdadeiras ginásticas nos pleitos municipais em cidades onde eram apoiados pelas duas principais forças políticas. Raquel tinha tudo para ir a Goiana na campanha e na vitória até porque ela tem o apoio do ex-prefeito Eduardo Honório, padrinho de Marcílio e principal responsável pela sua vitória. Em 2024 quando Honório teve 80% dos votos em Goiana em um pleito que acabou anulado, ela esteve na campanha. Mas agora o compromisso duplo a impediu.
Já o prefeito João Campos foi a um ato da campanha do vitorioso, acompanhado do deputado estadual e presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, que foi votado por Marcílio em 2024. Socialistas chegaram a mandar fazer adesivos de automóveis exibidos em Goiana com uma foto de João Campos com o número 11, de Marcílio, embaixo.
O deputado estadual do PP, Antonio Moraes, apoiado pelo ex-prefeito Eduardo Honório em Goiana, e que participou ativamente na campanha de Marcílio junto com os deputados federais Eduardo da Fonte, Lula da Fonte, e Junior Uchoa, disse a este blog que vai articular nos próximos dias uma audiência do novo prefeito, que toma posse em 1º de julho, com a governadora. “Nós entendemos a posição dela que tem a responsabilidade de governar o estado em um momento de eleição municipal em que sua base está disputando em campos opostos, mas não vai haver problema no relacionamento entre os dois”- acrescentou.
João e Raquel parabenizam
Enquanto o prefeito João Campos telefonou para Marcílio Régio parabenizando-o , a governadora Raquel Lyra usou as redes sociais para escrever: “Parabéns a Marcílio Régio, eleito hoje prefeito de Goiana. Democracia se faz com respeito à vontade do povo e compromisso com o futuro. O Governo de Pernambuco segue junto dos municípios trabalhando por um estado mais justo e cheio de oportunidades para todos e todas”.
PP cresce mais
A vitória de Marcílio Régio levou o PP a empatar em número de prefeitos no estado com o PSB. Agora as duas legendas têm, cada uma, 26 prefeitos. Há uma semana, o PP conseguiu conquistar um prefeito do PSB, Miruca, de Água Preta. Mais quatro outros prefeitos socialistas saíram do PSB, três migraram para o PSD, de Raquel e uma, a prefeita de Lagoa Grande, se filiou ao MDB. Já o PSD tem hoje 60 prefeitos depois que a governadora saiu do PSDB e levou consigo todos os 32 prefeitos que ajudou a eleger pela legenda em 2024.
PT com parte da herança
O PT saiu da eleição de Goiana com mais um vice, ou seja, uma vice. Filiada á legenda, a ex-secretária de Saúde e candidata a vice de Eduardo Honório na eleição que acabou anulada, Lícia Maciel, também foi a vice de Marcílio Régio. O PT entrou na chapa em articulação de Eduardo Honório em função da força que o presidente Lula tem no município. Além da população rural de Goiana, constituída de canavieiros, Lula levou para o município a Hemobrás e o polo automotivo.

Quantos votos o prefeito João Campos pode ter conquistado em Goiana participando de um ato de campanha do prefeito vitorioso Marcílio Régio?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com