Ramal da Arena de Pernambuco é iluminado após quatro anos de escuridão
O Governo de Pernambuco entregou parte da nova iluminação do Ramal da Arena, em São Lourenço da Mata, uma das principais vias de acesso à Arena de Pernambuco. A ação integra o programa Ilumina Pernambuco e marca o fim de quatro anos de escuridão e insegurança naquela região, período em que a falta de iluminação foi agravada por furtos de cabos e equipamentos.
Atualmente, cerca de 70% do ramal já está iluminado. A previsão é de que até o fim desta semana o restante da intervenção seja concluído, trazendo benefícios diretos para milhares de motoristas e moradores que dependem da via diariamente.
De acordo com Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, a iniciativa representa uma mudança concreta para a mobilidade e segurança no entorno da Arena. “Iniciamos a entrega da iluminação do Ramal da Arena, um trabalho que vai além do embelezamento da via. Estamos garantindo mais segurança viária, mais segurança pública e mais dignidade para quem circula todos os dias por esse acesso tão importante para o Estado”, afirma.
A obra é executada com recursos estaduais dentro do programa Ilumina Pernambuco, que vem ampliando a cobertura e a eficiência da iluminação pública em áreas estratégicas do estado.
Em 2023, o governo de Pernambuco firmou uma parceria com a Neoenergia para substituir 35.000 lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por lâmpadas de LED em todo o Estado de Pernambuco até 2026.
Além das lâmpadas que estão sendo trocadas pela Neoenergia, o governo do Estado de Pernambuco promove a troca de outras 25.000 lâmpadas, de maneira direta, com investimento que supera os R$ 25 milhões.
“Essas lâmpadas, conhecidas por sua eficiência energética, durabilidade e economia, são fundamentais para melhorar a qualidade da iluminação nas áreas urbanas e suburbanas dos municípios do Estado”, diz Simone Nunes.
O Programa Ilumina-PE integra o guarda-chuva do programa Juntos pela Segurança e leva iluminação pública moderna a áreas de maior vulnerabilidade social e criminalidade, garantindo mais segurança para a população e contribuindo com a eficiência energética. O programa está em curso por meio de duas frentes, através da parceria com a Neonergia e com a execução direta pela Seduh.
Redação com assessoria Foto: divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

