Edinho Silva, candidato a presidente nacional do PT diz que partido precisa decidir “se negocia de joelhos ou de pé”

Numa alusão direta à eleição do Recife no ano passado, o candidato a presidente nacional do PT, Edinho Silva, disse este domingo para mais de 300 militantes da legenda reunidos no Sindicato dos Bancários, que em 2026 “as prioridades do PT são a reeleição de Lula para presidente e, em Pernambuco, a reeleição de Humberto Costa para o Senado” e concluiu: “mas o PT precisa decidir se negocia isso de joelhos ou de pé”. Edinho provocou, com essa declaração, uma verdadeira ovação dos militantes petistas que lotaram o auditório, reação que, nas palavras do deputado estadual João Paulo Silva, se deveu “ao fato do partido ter aceito uma aliança com o prefeito João Campos sem ter garantida a presença na vice. Fomos humilhados e a militância não engoliu isso” – afirmou.
Um dos maiores líderes da corrente petista CNB (Construindo um Novo Brasil) – a mesma de Humberto – Edinho, que é muito próximo do presidente Lula, veio ao Recife para uma plenária da CNB que se prepara para a eleição que vai escolher, no início de julho, os novos dirigentes da legenda nos municípios e no estado. Saiu daqui, segundo os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, “com praticamente a unanimidade dos votos dos delegados pernambucanos”. Ele pregou a unidade dos petistas a nível local e nacional, recomendando que os diversos nomes colocados como candidatos nos municípios e no estado se entendam antes do registro das candidaturas. O prazo para o registro dos candidatos do Recife se encerra na próxima sexta-feira e para o estado uma semana depois.
Edinho tem um concorrente na eleição nacional que é o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, também da CNB mas cuja liderança está concentrada no Rio de Janeiro. O mais provável é que haja um entendimento entre os dois com Edinho figurando como presidente na chapa a ser registrada. Para presidente estadual do PT os candidatos são o deputado federal Carlos Veras, o mais forte até agora, o secretário-geral do partido, Sérgio Goiana e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Os três são da CNB. Para presidente do Recife são candidatos o atual presidente Cirilo Mota, que pleiteia a reeleição, o cientista político Pedro Alcântara, uma liderança jovem que prega e renovação e o revigoramento da legenda na capital, sem subserviência ao PSB, e o ex-vereador do Recife, Jairo Brito.
Eleição estadual
Sobre a eleição de governador em 2026, para o qual o PT está rachado com uma corrente defendendo o apoio ao prefeito do Recife, João Campos e outra à governadora Raquel Lyra, Edinho disse que confia na decisão do novo diretório estadual sobre a questão. “Tenho plena confiança na direção do PT de Pernambuco. Tem maturidade, acúmulo político e tem lideranças que sempre conduzem sempre bem os rumos do PT”. A senadora Teresa Leitão informou a este blog que o mais provável é uma aliança com João Campos porque ele já declarou apoio a Lula e, segundo ela, Raquel não pode fazê-lo porque não traria junto o seu partido, o PSD.
PSDB reúne executiva nacional para definir fusão
O PSDB reúne sua executiva nacional na próxima terça-feira, em Brasília, com o objetivo de autorizar a fusão da legenda com o Podemos. Uma fonte nacional do partido informou a este blog que a autorização será dada pois com ela concordam os principais líderes da legenda. A partir daí será marcado o evento de formação da nova agremiação que surgirá desta fusão e que vai ser presidida pela deputada federal Renata Abreu, atual presidente do Podemos. Sacramentada a fusão ficam extintas as atuais direções nacional e estaduais das duas legendas para formação de novas com a participação de membros dos dois partidos. Em Pernambuco ainda não está definido que partido vai presidir a nova legenda se o Podemos, cujo presidente é o atual presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, ou o PSDB, dirigido pelo presidente da Assembleia, deputado Álvaro Porto.
Amupe e Liceu
A governadora Raquel Lyra participa esta segunda pela manhã do 8.o Congresso da Amupe, no Centro de Convenções onde estarão presentes todos os prefeitos pernambucanos. À tarde, às 17 horas, ela assinará a ordem de serviço das obras de restauração do prédio do Liceu de Artes e Ofícios , que estava abandonado há anos, e será um centro de educação, pesquisa e inovação, com foco na formação de professores e estudantes. À noite ela vai estar na Fiepe para o lançamento do Comitê Feminino de Liderança Setorial da Federação das Indústrias. A ministra do Supremo, Carmem Lúcia, fará palestra na ocasião.

O PT de Pernambuco vai seguir as orientações do candidato a presidente nacional da legenda, Edinho Silva, e negociar 2026 “não de joelhos mas de pé”?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com