Papa Francisco é sepultado em Roma. Visitas ao túmulo começam neste domingo(27)
O rito de sepultamento do papa Francisco na Basílica de Santa Maria Maggiore
O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, informou o Vaticano. A cerimônia, marcada pelo “rito do sepultamento do Romano Pontífice”, começou às 8h (horário de Brasília) e foi presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo responsável pela organização do funeral e, futuramente, pelo conclave que escolherá o novo pontífice.
Francisco se torna o primeiro papa em mais de um século a ser enterrado fora dos muros do Vaticano. Antes dele, o último pontífice a receber sepultamento fora do Vaticano foi Leão XIII, em 1903.
A pedido do próprio papa, o túmulo terá apenas a inscrição “Franciscus”. Ainda segundo o Vaticano, o cortejo fúnebre, que levou o caixão até a basílica, reuniu cerca de 150 mil pessoas e percorreu um trajeto de aproximadamente 5,5 km, passando por monumentos históricos de Roma, como o Coliseu.
A cerimônia de sepultamento, realizada de forma privada, foi concluída às 13h30 (horário local). A partir deste domingo (27), o túmulo estará aberto para visitação pública.
Sepultura está localizada entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza. A sepultura também fica localizada próxima ao Altar de São Francisco. Neste domingo(27) à tarde, todos os cardeais irão à Basílica de Santa Maria Maggiore para visitar o túmulo de Francisco.
Redação com CNN Brasil Foto: reprodução Vatican News/AFP
e-mail:redacao@blogdellas.com.br
