Raquel segue ampliando número de prefeitos em sua base e fazendo inaugurações na RMR

A governadora Raquel Lyra, que tinha o apoio de 104 prefeitos no estado chegou aos 105 esta quinta-feira com a filiação ao seu partido, do prefeito de capoeiras no agreste meridional, Nego do Mercado, que deixou o PSB, do prefeito João Campos e se filiou ao PSD. A busca de prefeitos do PSB tem sido intensa e, segundo o secretário-geral do PSD, André Teixeira, mais chefes de executivo municipais estarão compondo a base da Raquel ainda este ano. A bancada socialista na Assembléia Legislativa tem reagido ao que chama de “assédio aos prefeitos socialistas” pelo Palácio das Princesas. Já são 4 os prefeitos que deixaram o PSB.
Somado a esta investida no interior sobre os adversários, a governadora está investindo no Recife e demais municípios metropolitanos onde seus índices de aprovação são inferiores ao que se observa nas demais regiões do estado. Esta quinta-feira à noite ela estava na comunidade do Bode, na zona sul, quando entregou 113 títulos de posse a moradores do local, que fica próximo a Brasília Teimosa e é um dos mais carentes da capital. No mesmo local inaugurou obras feitas pelo Governo dentro do programa Reforma do Lar que recuperou e ampliou 30 residências. O programa disponibiliza até R$ 18 mil para a melhoria das habitações em áreas de baixa renda na RMR. Na Zona Sul do Recife, 750 moradias serão requalificadas.
Outra obra no Recife que está para ser inaugurada é o alargamento do pontilhão do Canal do Prado, melhorando o acesso à BR-232. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Simone Nunes, cuja secretaria toca as obras citadas, disse no Bode sobre a regularização fundiária e a reforma de moradias: “isso é só o começo. Chegamos na comunidade do Bode para não sair mais e vamos a cada canto daqui”. O Bode está sendo assistido pelo Estado como um símbolo da mesma forma que foi Brasília Teimosa na gestão do prefeito João Paulo, do PT, completamente transformada com o fim das palafitas à beira-mar e construção de moradias para as famílias transferidas do local. Na época a obra foi feita em parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal.
Peixe da Semana Santa
Prefeitos de todo o estado distribuíram toneladas de peixe para a população carente que costuma usar o pescado na Semana Santa como preceito religioso. De segunda a quinta os peixes foram entregues em todas as regiões pernambucanas. Só o município de Vitória de Santo Antão entregou 40 toneladas dentro do Programa Nosso Peixe nas zonas rural e urbana. O prefeito Paulo Roberto Arruda disse que a distribuição de peixes “tem o propósito de chegar aonde o povo está com dignidade, compromisso e organização”.
Direita à procura de um governador
O PL anda à procura de um político ou mesmo um outsider para ser candidato a governador do Estado em 2026. Deputados procurados não quiseram concorrer. Agora a pressão está sendo feita sobre o jornalista Cardinot, especialista em noticiário da área de segurança. Por enquanto a busca por um candidato está sendo feita pelo deputado estadual Alberto Feitosa e o ex-ministro Gilson Machado. Feitosa explica, porém, que a palavra final é do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, adiantando que o ex-prefeito de Jaboatão se desejar pode ser o candidato. Em 2022 Anderson ficou em terceiro lugar na disputa que foi para o segundo turno com Raquel Lyra e Marília Arraes.

O PL vai ter sucesso na procura de um candidato a governador em uma eleição onde vão estar disputando o prefeito João Campos e a governadora Raquel Lyra?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com