Humberto deve continuar com o comando estadual do PT, elegendo um aliado em julho

 

Candidato à reeleição em 2026, o senador Humberto Costa deve eleger um aliado seu para o comando do PT em Pernambuco, através da tendência da qual faz parte, a CNB – Construindo um Novo Brasil – que é hegemônica na legenda não só no estado como no país. Até o momento, dois aliados do senador na CNB, o deputado federal Carlos Veras e o atual secretário-geral, Sérgio Goiana (fotos acima), são pré -candidatos a presidente estadual. As demais tendências não se manifestaram até o momento e as inscrições das chapas se encerram dia 9 de maio. Veras e Goiana defendem um consenso dentro da própria CNB e Veras chegou a declarar que sem ele se retira da disputa.

Já no PT do Recife, que também elege este ano um novo comando e cujas inscrições serão encerradas dia 02 de maio, há múltiplos pretendentes ao posto de presidente municipal: o cientista político Pedro Alcântara, que defende uma grande renovação na postura da legenda, e o vereador Jairo Brito, ambos da CNB, além do atual presidente Cirilo Mota, que diz estar resolvendo se disputa, e a militante Paula Menezes, os dois ligados ao grupo do dirigente Oscar Barreto e de seu irmão, o vereador Osmar Ricardo, que há anos dominam a legenda na capital e são aliados ao prefeito João Campos.

Humberto ainda não se pronunciou oficialmente sobre a disputa até porque é atual presidente nacional do PT através do mandato tampão que se encerra em julho após a eleição do novo presidente nacional. Ele foi escolhido para substituir a atual ministra Gleisi Hoffmann que renunciou ao posto para assumir o Ministério das Relações Institucionais a convite do presidente Lula. Outra importante liderança do partido, a senadora Teresa Leitão, trabalha por um consenso entre as tendências para a disputa municipal e estadual. No momento o comando do PT estadual está com Humberto através do deputado estadual Doriel Barros, eleito com seu apoio.

O consenso de Humberto

A senadora Teresa Leitão tem se manifestado pelo consenso alegando que ele vai favorecer Humberto que é candidato à reeleição. Se isso acontecer o mais provável é que um nome indicado pela senadora passe a ocupar a secretaria-geral do partido a nível estadual. Como as eleições gerais do PT a nível nacional, estadual e municipal serão realizadas no mesmo dia 06 de julho, Humberto pode ter dificuldade de acompanhamento do quadro delegando a Carlos Veras e Sérgio Goiana os entendimentos nesse sentido.

Noronha tem administrador interino

Nomeado pela governadora Raquel Lyra como administrador adjunto de Fernando de Noronha, José Aglaison Neto passou a responder interinamente pela administração do arquipélago esta terça-feira até que a Assembleia Legislativa marque a sabatina do advogado Virgílio de Almeida Oliveira, escolhido pela chefe do executivo para ser administrador-geral do território noronhense. Desde final de março o nome de Virgílio foi enviado para a Alepe mas o presidente da Comissão de Justiça, deputado Alberto Feitosa, diz não ter prazo para marcar a sabatina, envolvido em queda de braço com o Palácio.

Até quando a birra da oposição na Assembleia vai impedir a posse do novo administrador de Fernando de Noronha e a autorização para o estado contrair empréstimo de R$ 1,5 bi, que já tem aval do Tesouro Nacional?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar