Lula tem razão – por Júlio Lóssio*

 

Em evento recente, o Presidente Lula afirmou: “O Brasil nunca acreditou na Educação”.

Infelizmente, uma verdade do passado e do presente.

Se é verdade que aumentamos os investimentos em Educação, também é verdade que tais investimentos não se traduzem em aumento proporcional da qualidade da Educação oferecida aos brasileiros.

É verdade que o Presidente Lula expandiu Universidades e Escolas Técnicas pelo País, contudo, infelizmente, tal iniciativa não se traduziu em melhoria proporcional dos nossos níveis de produtividade, bem como avanços na área de ciência e tecnologia.

As nossas Universidades, mesmo com as cotas criadas, são majoritariamente preenchidas por alunos oriundos da classe média e alta, que tiveram acesso a escolas básicas de melhor qualidade. Apenas uma pequena parcela dos mais pobres consegue ter acesso à universidade e ou cursos tecnológicos. As taxas de evasão escolar por parte de nossos jovens mais pobres são algo assustador.

A ciência já mostrou, por meio de fortes evidências, que o melhor retorno do investimento se dá na educação infantil; contudo, insistimos em colocar mais recursos e esforços nas universidades.

Nosso País investe muito em poucos (Universidades) e muito pouco em muitos (Ensino Básico).

Agindo assim, acabamos desperdiçando nossos possíveis talentos acadêmicos e, por isso, temos resultados medíocres nas avaliações internacionais. Nos falta um plano federal estruturado de cuidado com nossas crianças, do nascimento à universidade ou formação técnica.

De fato, Lula tem razão: A Educação nunca foi prioridade.

*Júlio Lossio, é ex-prefeito de Petrolina, e  colaborador do Blogdellas
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar