Notícias

Morre Mario Vargas Llosa, Nobel de Literatura, aos 89 anos

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2010, morreu neste domingo (13), aos 89 anos, em Lima, no Peru. Considerado um dos maiores autores da língua espanhola, ele vivia recluso nos últimos meses, afastado da vida pública após décadas de intensa atividade intelectual e literária que o consagraram internacionalmente.

“Sua partida entristecerá seus parentes, amigos e leitores, mas esperamos que encontrem consolo, como nós, no fato de que ele teve uma vida longa, múltipla e frutífera, e deixa para trás uma obra que o sobreviverá”, disseram no comunicado os filhos do escritor, Álvaro, Gonzalo e Morgana.

Ao longo de sua carreira, Vargas Llosa produziu uma vasta obra que inclui romances, ensaios e peças teatrais, sendo um dos principais nomes do “boom” da literatura latino-americana nas décadas de 1960 e 1970.

Entre suas obras mais reconhecidas estão A Cidade e os Cachorros, A Guerra do Fim do Mundo e Travessuras da Menina Má.Ao longo da sua trajetória, teve suas obras traduzidas para 30 idiomas e além da literatura, teve atuação marcante na política, chegando a concorrer à presidência do Peru em 1990.

Segundo a família, não haverá cerimônia pública, e os restos mortais do escritor serão cremados, conforme sua vontade.

“Agiremos nas próximas horas e dias de acordo com suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos esperamos ter o espaço e a privacidade para nos despedirmos em família e na companhia de amigos próximos. Seus restos mortais, como era sua vontade, serão cremados”, disseram os filhos.

Redação com BBC Brasil Foto: reprodução

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *