Congresso Estadual do PSB transforma-se em plataforma de lançamento de João Campos para 2026    

 

Oficialmente ninguém assume, embora o presidente estadual Sileno Guedes tenha garantido que o prefeito João Campos vai liderar o projeto do PSB para o Brasil e para Pernambuco em 2026, mas o Congresso Estadual do partido, que teve sua estreia no Recife na noite desta terça-feira, tem tudo para, em movimento crescente, catapultar a candidatura do socialista a governador de Pernambuco na Região Metropolitana e no interior. Exatos 15 dias após a governadora Raquel Lyra se lançar na disputa pela reeleição filiando-se ao PSD na presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, João Campos foi recebido na sede da legenda aos gritos de “governador”, “governador” pela militância do Recife convocada para eleger o presidente municipal da legenda.

Preocupados em não antecipar que o prefeito será candidato a governador – consideram cedo para colocar o bloco na rua – lideranças como o próprio Sileno e o deputado estadual Waldemar Borges evitam cravar, explicitamente, a candidatura mas não deixam de falar nas entrelinhas. João, porém, se apresentou mais destemido, embora também não tenha citado explicitamente no assunto. Disse, em entrevista, que em 2026 vai “fazer aquilo que os filiados esperam”, afirmou que o PSB vai ter “eleições de vitórias, uma atrás da outra”e chegou a ensaiar uma brincadeira com o militante conhecido como Brastemp quando o mesmo gritou “é lá e lô, João governador”, comentando “agora você rimou”. Brastemp usou o mesmo jargão na campanha de 2028 mas, segundo o prefeito, sem articular a rima.

Começando pela Região Metropolitana onde João Campos é quase tão popular quanto no Recife – este sábado o Congresso será em São Lourenço da Mata – o PSB vai estar presente em 37 municípios do estado onde tem Diretório formado até o dia 05 de abril, quando elegerá o novo Diretório Estadual em convenção marcada para a sede da Amupe, no Recife. Em todos esses locais, com ou sem a presença do prefeito – ele só irá aos atos de final de semana – a candidatura a governador estará na ordem do dia e das falas. O deputado estadual Waldemar Borges, por exemplo, considera isso inevitável: “onde a gente anda em Pernambuco as pessoas dizem que querem que aconteça em seu município, o que está acontecendo no Recife. É natural essa alusão ao grande trabalho que João Campos faz na capital e a desejar vê-lo governador”.

João Campos na TV

Coincidindo com o Congresso Estadual do PSB, o prefeito João Campos está na propaganda eleitoral gratuita do seu partido, sendo mostrado como prefeito melhor avaliado no país. Também o fato de ter tido 78% dos votos em 2024 ganha destaque ao lado das obras realizadas na capital.

Mendonça em evento no Palácio

Esta quinta-feira será a vez do deputado federal Mendonça Filho levar seus  correligionários e amigos ao Palácio do Campo das Princesas. Às 17 horas, a governadora em exercício Priscila Krause dará posse à secretaria de Esportes, a advogada e gestora pública  Ivete Lacerda, indicada pelo deputado para comandar a nova pasta criada pela governadora Raquel Lyra no início do ano. Ela vai gerenciar as políticas públicas voltadas ao esporte de alto rendimento com objetivo de formar novos campeões pernambucanos, em diferentes modalidades esportivas. No momento, o estado disponibiliza 1 mil bolsas esportivas para atletas e treinadores. 

O lugar de Dudu

Há um comentário pertinente entre os deputados do PP sobre quem substituirá o deputado federal Eduardo da Fonte como candidato à Câmara Federal em 2026, já que ele está disposto a se candidatar a senador. Sem dúvida que os votos dos mais próximos vão para o deputado federal Lula da Fonte mas Eduardo tem muitos municípios conquistados que poderá destinar a outro ou outros candidatos da legenda. A disputa é tanta que já tem pré-candidatos se filiando sem dizer que se vão disputar mandatos de estadual ou federal, como é o caso do ex-prefeito Toritama Edilson Tavares, filiado ontem.

Quem está mais forte na bolsa de apostas para herdar os votos de federal de Eduardo da Fonte?

Redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar