Comissão de Justiça da Alepe acata projeto que concede título de cidadão pernambucano ao governador Tarcísio de Freitas

 

Por unanimidade, a comissão de justiça da Assembleia, presidida pelo deputado do PL, Alberto Feitosa, autorizou o deputado Joel da Harpa, também do PL, a dar andamento na casa ao seu projeto de sua autoria que concede o título de cidadão de Pernambuco ao governador de São Paulo,  Tarcísio de Freitas (Republicanos). Como o governador não residiu por cinco anos no estado e esta é uma das exigências para concessão do título, era necessário que a comissão, como fez em outras ocasiões, autorizasse, de forma excepcional, o acatamento do projeto de forma que ele passasse a ser julgado por várias comissões, como é de praxe, até chegar ao plenário.

Mas se foi unânime a decisão de ontem, até porque, na mesma sessão, também se concedeu a excepcionalidade ao projeto do deputado Diogo Moraes(PSB) que concede o mesmo título ao padre Fábio de Melo, não será unânime a votação no plenário quando a casa por inteiro referenda a entrega da honraria após o pronunciamento das comissões. Os deputados do PT, João Paulo Silva e do PSB, Waldemar Borges, deixaram claro que o voto de ontem foi dado porque é pelo andamento do processo mas que, no plenário, quando é julgado o mérito, devem adotar outra postura.

Os deputados bolsonaristas Feitosa e Joel acreditam que, mesmo assim, vão conseguir convencer no mínimo  25 dos 49 deputados a dizer sim quando a votação for feita no plenário. O regimento da Assembleia exige maioria simples para aprovação do título de cidadão. Até hoje são raros os casos de pessoas que tiveram a concessão negada e quando isso está para acontecer, normalmente, o autor da proposta desiste para não constranger o provável homenageado. Por conta disso não se imagina que Tarcísio venha a perder uma votação por maioria simples, embora não seja de bom tom as vozes dissonantes.

Governador já morou em Pernambuco

Embora não tenha residido em Pernambuco por cinco anos, o governador de São Paulo já morou em Pernambuco quando era militar do Exército, formado em engenharia pelo IME (Instituto Militar de Engenharia). Como está no seu currículo, que faz parte do projeto do deputado Joel da Harpa, o governador paulista implantou a 10ª Companhia de Engenharia de Combate do Comando Militar do Nordeste, localizada entre os municípios de Belo Jardim e Säo Bento do Una, onde morou com a esposa, durante todo o período de construção da unidade da qual foi professor e instrutor de jovens que ingressaram no Exército. Joel destaca ainda diversas obras em Pernambuco por ele tocadas quando foi presidente do DNIT.

Políticos voltam ao Palácio

Esta quinta-feira o Palácio das Princesas vai receber outra leva de políticos que estarão na posse de Ivete Lacerda como secretária de Esportes, nova secretaria criada pela governadora Raquel Lyra no início deste ano. Ela foi indicada para o cargo pelo deputado federal Mendonça Filho, do União Brasil. Como das vezes anteriores, a solenidade será comandada pela governadora em exercício, Priscila Krause pois a governadora Raquel Lyra só estará de volta da folga de 15 dias no final de semana.

Que novos espaços a governadora Raquel Lyra vai abrir para os partidos políticos a partir da próxima semana?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar