Em tempo recorde TRE cassa chapa de vereadores de Brejo da Madre de Deus, por fraude à cota de gênero
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, nesta terça-feira (25), cassar o registro da chapa proporcional do União Brasil em Brejo da Madre de Deus, após identificar fraude na cota de gênero. A urgência com que o TRE julgou o caso impede a permanência dos vereadores que teriam praticado a fraude, segundo a corte. Jonas Wellington Silva (Dr. Jan) e Severino Batista de Aguiar Filho (Aguiar da Agricultura) perderão seus mandatos, conquistados nas eleições municipais de 2024.
Embora possam recorrer, ambos deverão deixar os cargos imediatamente. A recontagem dos votos será conduzida pelo juiz eleitoral do município para definir os novos parlamentares.
A irregularidade foi constatada a partir da candidatura de Bianca Valdilene da Silva, apontada como “laranja” e fez com que o partido não alcançasse os 30% mínimos exigidos para a cota de gênero. Segundo o relator do caso, desembargador André Caúla, há indícios claros da fraude, como a votação inexpressiva da candidata—apenas quatro votos—e a ausência de qualquer atividade de campanha, como comícios, carreatas ou propaganda eleitoral. O magistrado também ressaltou que, apesar de Bianca ser digital influencer com quase 40 mil seguidores, ela sequer utilizou suas redes sociais para divulgar sua candidatura.
Redação Blogdellas Foto: Google Street View-reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br

