Semana pré: Silvio Filho se sobressai entre os pretendentes ao Senado

 

O carnaval é palco para os dois principais concorrentes em 2026: a governadora Raquel Lyra, que vai abrir a festa estadual em Olinda, dia 27, próxima quinta, e o prefeito do Recife, João Campos, que abre o carnaval da capital também no dia 27, só que no Marco Zero. Mas nesta semana pré quem mais roubou a cena entre os prováveis concorrentes ao Senado foi o ministro dos  Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Do Baile Municipal, onde se sobressaiu no camarote do prefeito enquanto o senador Humberto Costa – também presente- teve uma postura mais tímida e Marília também – Miguel Coelho não compareceu – até o Olinda Beer, o ministro foi muito cumprimentado, da mesma forma que aconteceu no Municipal.

Conhecido por ocupar espaços e fazer por onde, o Silvio estava no Olinda Beer na companhia, nada mais, nada menos, do que do atual presidente da Câmara Federal, Hugo Mota, seu companheiro de partido. O convite ao presidente da Câmara foi do prefeito, do próprio Silvio e do deputado federal Felipe Carreras. Mota, que é paraibano, passou o final de semana por Patos, Campina Grande e João Pessoa mas reservou o domingo para o Olinda Beer.

Indagado por este blog se isto significava o início da preparação para 2026, Silvio desconversou: “eu acho muito importante o carnaval e sempre me programo para a semana pré. Ir a algumas prévias, ver os amigos, visitar cidades, estão no meu calendário nesta época. Este ano mais ainda pois o ministério tem me obrigado a viajar muito pelo país ou estar presente em Brasília de forma que meu tempo tem sido pouco para ficar mais em Pernambuco.  Vou estar aqui novamente na quinta para abertura no Recife Antigo e no sábado passarei pelo galo. Mas depois vou tirar três dias para descansar com a família”. A amigos, porém, Silvio relatou que gostaria de estar mais presente ao lado do prefeito e citou a necessidade de reforçar a unidade do grupo.

Pernambuco é o meu país

Deu certo a ideia do Governo do Estado de ocupar o espaço no final de semana pré no bairro do Recife. O Palco Pernambuco é o meu país, instalado na Alfredo Lisboa, registrou a presença de muita gente interessada em ver a diversidade cultural do estado, representada pelos bonecos gigantes, caboclinhos, maracatus, orquestras de frevo, caretas de Triunfo, caiporas de Pesqueira e Papangus de Bezerros, além da ciranda de Lia e do frevo interpretado por Almir Rouche. Sem as grandes multidões do Marco Zero dava para se divertir e circular sem atropelos.

Álvaro de volta

O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, que regressou do Exterior e esteve no camarote do prefeito João Campos no Baile Municipal, vai reassumir a presidência da Alepe esta segunda-feira após os momentos tumultuados vividos pela casa com a escolha das comissões temáticas e a escolha dos seus comandantes. Há uma expectativa de que ele consiga melhorar o clima entre os parlamentares governistas e oposicionistas e consiga dar andamento junto à governadora da liberação das tão faladas emendas parlamentares.

Olinda e suas passistas

Enquanto o carnaval do Recife já deixou para trás a ideia de fazer uma abertura do carnaval com a apresentação de grandes grupos de percussão que enchiam a Praça do Marco Zero – um deles ficou na história comandado por Naná Vasconcelos –  Olinda põe em execução ideia semelhante este ano. Na abertura do Carnaval, próxima quinta,  500 passistas se apresentarão num espetáculo que tem tudo para roubar a cena. A ideia da prefeita Mirella Almeida é tornar a passista mais um símbolo do carnaval da cidade que já tem os bonecos gigantes e o Homem da Meia Noite para chamar de seus.

Com a dinâmica da política, será que o carnaval de 2026 vai novamente reunir num mesmo local os mesmos personagens de agora?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar