‘O último azul’, filme do pernambucano Gabriel Mascaro, vence o Urso de Prata no Festival de Berlim
Gabriel Mascaro vence Urso de Prata no Festival de Berlim –
O cineasta pernambucano Gabriel Mascaro foi um dos grandes destaques do 75º Festival de Berlim ao conquistar o Urso de Prata com seu filme “O Último Azul”, neste sábado (22). O prêmio, concedido pelo grande júri, é um dos mais importantes do festival.
O principal reconhecimento da noite, o Urso de Ouro, foi para o longa norueguês “Dreams (Sex Love)”.
Mascaro subiu ao palco para receber a premiação ao lado dos atores Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, que integram o elenco do filme.
“‘O ‘Último Azul’ fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para achar significado na vida. Muito obrigado”, disse o pernambucano ao receber o troféu.
Além do Urso de Prata, o filme brasileiro também recebeu o Prêmio do Júri Ecumênico, concedido à produção que sensibilizou os espectadores por sua temática espiritual, humana ou social, e o Prêmio do Júri de Leitores, concedido pelos leitores do jornal Berliner Morgenpost.
“Eu venho de um país onde temos enfrentado esses desafios sobre a aceitação de diferentes perspectivas e religiões. Estou muito emocionado em ver todos unidos pelo cinema, pela arte e diversidade. Estou muito feliz por ter conquistado esse prêmio”, disse o pernambucano.
Protagonizado por Denise Weinberg, com Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás no elenco, o longa é situado na Amazônia, em um Brasil quase distópico, onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional em que vão “desfrutar” seus últimos anos de vida.
Redação com Jornal do Comércio Foto:Reprodução/YouTube Festival de Berlim
e-mail: redacao@blogdellas.com.br
