Bancada do PSD na Câmara quer ministro André de Paula no turismo

A bancada federal do PSD, que recebeu do partido o direito de ocupar Ministério da Pesca e Aquicultura e indicou o pernambucano André de Paula para o posto, já fez chegar ao Palácio do Planalto que deseja que André seja o novo ministro do turismo, na reforma que o presidente Lula deve anunciar depois do carnaval. Este blog soube de uma fonte nacional da legenda, na qual a governadora Raquel Lyra vai se filiar no mês de março, que a tendência é o partido conservar os ministérios de Minas e Energia, com o ministro Alexandre Silveira, de Minas Gerais, e o de Agricultura e Pecuária com Carlos Fávaro, de Mato Grosso,e trocar a pesca por uma pasta mais robusta.

Nas contas do PSD, Silveira e Fávaro, que são senadores, representam no Governo Federal a bancada do Senado, a maior entre todos os partidos, com 14 representantes e André de Paula representa os deputados federais que são 44. Em Brasília dá-se como certa a manutenção de três ministérios com o PSD e no próprio Palácio do Planalto isso é reforçado pelo líder da bancada, o deputado federal da Bahia, Antonio Brito, que negocia em nome dela levando em conta o fato de, em média, o PSD estar garantido 36 votos na Câmara ao governo Lula, o maior percentual entre as bancadas de centro, e reforçando com isso a reivindicação de um Ministério mais forte e de maior capilaridade, com foco no Turismo.

O presidente Lula continua ouvindo muito antes de bater o martelo da reforma ministerial mas é voz geral que é preciso pressa nas definições para garantir a estabilidade e a governabilidade este ano, a tempo de preparar a disputa eleitoral em 2026. É nesse sentido que o PSD se insere como a legenda de centro mais confiável até o momento. Embora as negociações dos deputados que envolvem o ex-deputado federal e atual ministro, André de Paula, estejam mantidas em torno dos deputados federais do PSD, se ele for para o turismo isso beneficiaria a governadora Raquel Lyra que com André no turismo teria mais facilidade de conseguir apoio para os projetos pernambucanos.

Ameaça a Fávaro é Arthur Lira

Além de André, que deve mudar de pasta, há expectativa no PSD sobre o ministro Carlos Fávaro porque tem sido citada nos bastidores a possibilidade do deputado federal e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, ser nomeado para a pasta. A legenda argumenta em favor de Fávaro o trabalho que ele tem feito já tendo aberto 300 novos mercados para produtos brasileiros da agricultura e pecuária. Já André Silveira é citado como ministro preferido de Lula que não se cansa de elogiá-lo publicamente.

Quem vai fazer o melhor carnaval, a Prefeitura do Recife ou o Governo do Estado?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar