Fórum busca reconhecimento cultural  das marisqueiras de Pernambuco

 

Na próxima segunda-feira (24), o município de Tamandaré, localizado no litoral sul de Pernambuco, sediará a 3ª edição do Fórum em Defesa das Marisqueiras do Estado. O evento visa tornar o “Ofício, Saberes e Práticas das Marisqueiras em Pernambuco” um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Integrando a campanha “Ôxe, Pernambuco tem Mariscada sim, senhor!”, o Fórum ocorrerá no auditório do ICMBio, a partir das 9h, com inscrições abertas no local, 30 minutos antes do início. O Fórum reunirá marisqueiras, pescadoras e parceiros estratégicos como Sebrae, Fundarpe e o Governo do Estado, com o intuito de valorizar o trabalho dessas mulheres e garantir o reconhecimento cultural e econômico da prática. De acordo com Edy Rocha, idealizador da campanha, a patrimonialização é essencial para melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas na cadeia produtiva do marisco. O evento reforça a importância da mariscada, promovendo a inclusão social e a sustentabilidade para as marisqueiras de Pernambuco.

 

Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFPE realiza inscrições para novas turmas nesta quinta (20)

 
 

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), anteriormente conhecida como UnATI, divulga nesta quinta-feira(20)  a lista de cursos destinados ao público idoso para o primeiro semestre de 2025. Os interessados poderão consultar os Planos de Ensino de cada curso, escolher sua opção e realizar a inscrição na próxima quinta-feira (20), das 13h às 17h, horário em que os links estarão disponíveis. O resultado com a lista de matriculados será publicado no dia 25 de fevereiro, no link indicado. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, sendo que o formulário de matrícula será fechado automaticamente quando o limite de vagas for atingido, além de uma lista de espera correspondente a 20% do total de vagas oferecidas. A UnAPI esclarece que o envio do formulário não garante a matrícula, sendo necessário aguardar a divulgação oficial da lista de aprovados. A idade mínima para inscrição é de 60 anos completos até o primeiro dia de aula, que ocorrerá em 10 de março. Para mais detalhes sobre pré-requisitos e outras informações, acesse o site oficial da UnAPI. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2126-3160 (fixo e WhatsApp) ou pelo e-mail unati@ufpe.br.

 

Olinda realiza II seminário de atualização sobre assistência à saúde da mulher em situação de violência sexual

 

Com o objetivo de aprimorar o atendimento a mulheres vítimas de violência sexual em Olinda, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá, nesta sexta-feira (21), das 8h30 às 12h, no auditório da Prefeitura de Olinda, Rua de São Bento, 123 – Varadouro, Olinda – PE, o “II Seminário de Atualização sobre Assistência à Saúde da Mulher em Situação de Violência Sexual”, voltado para profissionais da área. A iniciativa integra as ações do Plano Carnaval-2025 da Secretaria de Saúde e contará com palestras da Dra. Sandra Santos, perita criminal e geneticista, e do Dr. Olímpio Morais, diretor médico do CISAM-PE e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) – Região Nordeste

 

Colégio cria cartilha para que alunos aprendam como lidar com a ansiedade provocada pela falta de celulares nas escolas

 

Os colégios de todo o Brasil estão fazendo o primeiro balanço mensal dos resultados da lei que proibiu o uso de celulares em ambiente escolar no Brasil. Antes de mesmo aferir os impactos da medida,  o colégio GGE criou uma cartilha em formato de e-book para discutir de fato do que se trata esse projeto, sancionado  em 13 de janeiro. O e-book “Nomofobia: Vamos falar sobre isso?”, desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (Soep), trata sobre o distúrbio que surge da ausência do celular. Entre outras coisas, a dependência do celular pode gerar ansiedade, necessidade compulsiva de verificar notificações de aplicativos, irritabilidade e até dificuldade para dormir.  “Organizamos de forma gradativa esse ‘desmame’. Fizemos um combinado com eles, para que, aos poucos, deixassem de usar esses aparelhos, com os quais se comunicavam também com os pais, usavam pix para pagar lanches na cantina, entre outras coisas”, explicou LilianCorrêa, psicóloga da instituição de ensino particular. “Não foi de forma abrupta.”

 

TJPE atende demanda da OAB-PE e suspende prazos processuais em virtude das chuvas do dia 05 de fevereiro

 
 
Atendendo demanda da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o Tribunal de Justiça (TJPE) suspendeu os prazos processuais dos processos físicos e eletrônicos, em decorrência das fortes chuvas que caíram no Recife e Região Metropolitana, no dia 05 de fevereiro. A Portaria conjunta 02/2025 do TJPE foi divulgada na terça-feira (18).“Uma decisão acertada do TJPE, que garante às prerrogativas da advocacia pernambucana e, consequentemente, assegura o direito dos jurisdicionados”, comemora a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, que encaminhou solicitação da suspensão dos prazos, já no dia 05, diante do transtorno causado pelas chuvas.Assinado pelo presidente do TJPE e pelo corregedor-geral de Justiça, desembargadores Ricardo Paes Barreto e Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello, respectivamente, o documento altera o artigo 1º da Portaria Conjunta 01/2025, publicada na edição 29/2025 do Diário de Justiça eletrônico (DJe).

 

Evento em Jaboatão apresenta vantagens da migração para o mercado livre de energia

 

Empresas de Jaboatão dos Guararapes poderão conhecer as vantagens da migração para o mercado livre de energia em um evento promovido pela Neoenergia nesta sexta-feira (22). A iniciativa, que acontece no Hotel Barramares, a partir das 9h, apresentará como a mudança pode gerar até 35% de economia na conta de luz. O município conta com 607 unidades consumidoras com potencial para aderir ao modelo, incluindo estabelecimentos dos setores de comércio varejista, combustíveis e construção civil. Durante o evento, especialistas da Neoenergia irão detalhar o processo de migração, que permite às empresas contratar energia de fontes renováveis e garantir maior previsibilidade nos custos. O encontro é voltado para consumidores de média e alta tensão, com faturas de energia acima de R$ 5 mil mensais e demanda contratada mínima de 30 kW.. Empresas que desejam um atendimento mais detalhado podem levar as contas de luz dos últimos 12 meses para avaliação.

Redação com assessorias e veículos Foto: arquivo/reprodução

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar