Notícias

Advogado aliado do PT em carta a governistas: Lula “é outro” no 3º mandato

Texto circulou neste domingo (16) em grupos com aliados e autoridades que compõem o governo

Taísa Medeiros da CNN , Brasília

Uma carta em tom de preocupação circulou em grupos de governistas e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (16). Assinado pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, o texto compara os três mandatos do petista, e conclui que, na análise do autor, o presidente mudou.

A CNN confirmou com o advogado a autoria do texto.

Na carta, Kakay relata que diferentes políticos o confidenciam a dificuldade de estarem reunidos com o presidente. “Mas o Lula do 3º mandato, por circunstâncias diversas, políticas e principalmente pessoais, é outro. Não faz política. Está isolado. Capturado. Não tem ao seu lado pessoas com capacidade de falar o que ele teria que ouvir”, escreveu.

Sobre o projeto de reeleição, Kakay se diz preocupado, reconhece que o cenário se encaminha para derrota nas próximas eleições e admite “torcer para o crescimento de uma direita civilizada”.

“Já fico olhando o quadro e torcendo para o crescimento de uma direita civilizada. Com a condenação do Bolsonaro e a prisão, que pode se dar até setembro, nos resta torcer para uma direita centrista, que afaste o fascismo”, admitiu.

Popularidade
O relato é feito em meio à queda de popularidade do presidente Lula, que assombra alas do Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados.

Pesquisa Datafolha, divulgada na última sexta-feira (14), revela que a aprovação do presidente caiu para 24% — ante os 35% do último levantamento, de dezembro do ano passado.

A queda de 11 pontos percentuais acendeu alerta no Palácio do Planalto. Em seus três mandatos (2003-2006, 2007-2010 e o atual), esse é o menor índice de ótimo ou bom do presidente.

No último sábado (15), a pesquisa Ipec também revelou outro cenário preocupante: 62% dos brasileiros avaliam que o presidente não deveria se candidatar à reeleição em 2026.

Na carta, o advogado alerta: “Prestei atenção nesta [pesquisa] que indica que 62% não querem que Lula seja candidato a reeleição. A pergunta é: quem é seu sucessor natural?”, questionou.

Redação com texto de Taísa Medeiros da CNN , Brasília Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil-arquivo

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *