Yane Marques, vice do COB, será a chefe de missão em Los Angeles-2028
Yane Marques será a chefe de missão do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, marcando mais um passo na valorização do protagonismo feminino no esporte. A ex-pentatleta, que fez história como atleta e agora ocupa o cargo de vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), é a primeira mulher a assumir a função.
A escolha acontece em um momento de destaque para as mulheres no esporte brasileiro, especialmente após a Olimpíada de Paris-2024, onde foram fundamentais para a conquista de medalhas. Sob a liderança do novo presidente do COB, Marco La Porta, a entidade reforça o compromisso com a representatividade feminina na gestão esportiva.
“A gente quebra uma paradigma, escreve uma linha na história. Estou muito feliz por ser a pessoa que deu ‘esse star’, a primeira mulher. Mas o meu discurso sobre esse assunto ele é de encorajamento. Estou muito contente, é inédito, estou segura e confiante. Eu não quero estar só, quero que outras mulheres se encorajem a viver isso. Há espaços que são culturalmente ocupados por homens, mas que a gente se ofereça para estra vivendo esses momentos”, disse a dirigente em cerimônia de celebração da posse da nova administração, no Campo Olímpico de Golfe do Rio.
Marco La Porta e Yane Marques tomaram posse no dia 15 de janeiro, como sucessores da gestão de Paulo Wanderley, que concorreu à reeleição e foi derrotado. Depois de uma transição que considerou difícil, La Porta entende que o maior desafio para 2025 é reorganizar o planejamento esportivo, depois de um ciclo que foi mais curto, entre Tóquio e Paris, por causa da pandemia de covid-19.
“Não foi uma transição fácil. É a primeira vez que a oposição ganha uma eleição no COB. Não foi uma eleição tranquila, mas não foi problema pra gente. A gente começou a trabalhar, conhecer mais profundamente. Estamos caminhando e vai dar tudo certo”, disse o presidente.
Durante o evento, também foi apresentada a nova identidade visual do Time Brasil, com o logo redesenhado e slogan “Juntos por uma nação esportiva”. A grande novidade do design é a inclusão dos aros olímpicos em suas cinco cores.
Redação com Estadão Foto: Rafael Bello/COB
e-mail: redacao@blogdellas.com.br