Raquel bota o pé na RMR e anuncia obra de conclusão do sistema BRT beneficiando cinco municípios
Depois do metrô, que está com problemas, o sistema de mobilidade mais importante da Região Metropolitana é o BRT (sigla em inglês que significa “transporte rápido por ônibus”) obra que fez parte do esquema de investimentos da Copa do Mundo de 2014 e que até hoje não foi concluída, impedindo que os passageiros se beneficiem de um corredor exclusivo – com ônibus articulados saindo do centro da cidade com destino a Camaragibe e Igarassu.
Esta quarta-feira o Palácio das Princesas informou, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que ainda em fevereiro serão abertos os envelopes da licitação para o alargamento da avenida Caxangá, no entorno de 13 estações do BRT que foram feitas mas não se cuidou das obras complementares e os ônibus, além de não desenvolverem a velocidade prevista, são prejudicados pelos ônibus normais, que disputam o mesmo corredor exclusivo e acabam paralisando o trânsito em algumas horas do dia.
A obra da Caxangá vai custar R$ 3,9 milhões mas a secretária Simone Nunes informou a este blog que “já existe em caixa R$ 260 milhões para concluir todo o sistema BRT até o final de 2026”. As obras vão beneficiar diretamente os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Igarassu e Camaragibe. Além do alargamento da Caxangá, elas incluem a conclusão de todas as estações do BRT e, entre outras, passarelas, eclusas, sinalização interligada e os terminas integrados. A tudo isso se juntará, segundo a secretária, a Pan Nordestina e o alargamento e recuperação PE-15 que está em conclusão e terá faixa exclusiva para o BRT, obras que representam um investimento de mais R$ 200 milhões”.
O BRT virou um problema para passageiros e empresas de ônibus porque, sem conclusão, além de lento, prejudica o trânsito colocando abaixo a sigla que carrega de ônibus rápido. Com a conclusão das obras novos ônibus vão precisar ser comprados porque os antigos, mal utilizados, podem não dar conta da necessidade de um corredor que vai fazer com que o Terminal Integrado de Igarassu, por onde circulam diariamente 17 mil passageiros e passe a abrigar 40 mil.
Silvio Costa age contra nomeações
O ministro Sílvio Costa Filho ligou na manhã desta quarta-feira para as ex-prefeitas de Camaragibe, Nadeji Queiroz, e de Itaíba, Regina da Saúde, além do ex-prefeito Matheus Martins, de Terezinha, todos de sua base de apoio, reclamando do nome dos mesmos estarem incluídos na lista de 22 ex-prefeitos nomeados pela governadora Raquel Lyra como assessores. O ministro perguntou porque não tinha sido informado. Incontinenti, os três se fizeram de desentendidos e negaram que soubessem antecipadamente da nomeação, que só pode ser feita com a documentação dos beneficiados. E agora?
Pé na Estrada
Enquanto a política fervia no Recife com a nomeação de ex-prefeitos pelo Palácio, a governadora Raquel Lyra passou o dia desta quarta no interior do estado onde permanecerá quinta e sexta-feira. Nesse giro está entregando três rodovias que acaba de concluir em Águas Belas, Salgueiro e Sertânia. Além disso passou por Petrolina onde vistoriou as obras da BR-407 na, companhia do ministro Renan Filho, ontem e esta quinta lança o programa PE-Digital para fazer a inclusão digital das unidades públicas de ensino. Em Salgueiro esta sexta anuncia também a ampliação do Programa do Leite para atender à população vulnerável.
Por que o Governo nomeou em um só dia 22 ex-prefeitos quando poderia fazê-lo aos poucos?
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