Recife realiza diplomação dos novos Patrimônios Vivos neste domingo
Celebração acontecerá em palco montado em frente ao Paço do Frevo, a partir das 17h, seguida de show do homenageado do Carnaval do Recife 2025, Marron Brasileiro
Confirmando um cuidadoso e democrático processo de escolha, protagonizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural, investido da missão de representar todas as regiões, tradições, ciclos e linguagens do Recife e de sua intensa produção cultural, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza, no próximo domingo (26), a diplomação dos quatro novos Patrimônios Vivos da cidade.
Receberão o título a marisqueira Edileuza Silva do Nascimento, a yalorixá Laurinete Moraes (Mãe Nete), a Tribo Indígena Tapirapé e o Balé da Cultura Negra do Recife (Bacnaré). A diplomação consagra e oficializa o registro dos novos patrimônios, garantindo-lhes bolsas de incentivo mensais, em caráter vitalício, além de assegurar o reconhecimento e valorização, transmissão e perpetuação de seus conhecimentos, técnicas e fazeres culturais ancestrais.
A cerimônia, que começa a partir das 17h em frente ao Paço do Frevo, contará com a participação da secretária de Cultura, Milu Megale, do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, da gestora do Paço do Frevo, Luciana Félix, além dos patrimônios vivos consagrados nas duas primeiras edições do concurso. Os brincantes eleitos em 2023 farão a entrega das placas aos vencedores desta edição do concurso.
A escolha dos novos patrimônios deu-se no último mês de dezembro, em reunião do Conselho Municipal de Política Cultural, reunindo representantes da sociedade civil e governamentais. Os quatro nomes foram eleitos entre 27 defensores das manifestações culturais recifenses, que se confirmaram finalistas após as avaliações documentais e de mérito das candidaturas inscritas e da defesa pública de candidaturas.
Revelando uma diversificada e fidedigna amostra das tradições culturais recifenses e de seus mais dedicados e antigos guardiões, o Recife conta com outros oito Patrimônios Vivos: a Associação Cultural e Quadrilha Junina Origem Nordestina; a Tribo de Caboclinhos Tupi; a parteira Edileusa Maria da Silva; o porta-estandarte José Fernando Alves Zacarias (Eleitos no Edital de 2023); a passista Zenaide Bezerra; Antônio José da Silva Neto, que assumiu a alcunha de Mestre Teté, à frente do Maracatu Almirante do Forte; além das agremiações históricas Pierrot de São José e Gigante do Samba (Eleitos no Edital de 2022).
Marron – Logo após a cerimônia de diplomação, a partir das 18h, o palco do Paço do Frevo recebe Marron Brasileiro, um dos homenageados do Carnaval 2025, para um ensaio aberto. No show, o artista apresentará composições autorais que viraram hinos da música e da folia pernambucanas, como “Nas Ondas do Desejo”, “É Tanto Amor”, “Galera do Brasil” e “Arreia a Lenha”. Além disso, Marron incluirá no repertório clássicos de outros artistas e fará a estreia de sua nova música, “Aqui a Vibe é Outra”.
Serviço
Diplomação dos novos Patrimônios Vivos do Recife
Data: 26/01
Horário: A partir das 17h
Local: Paço do Frevo, na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Redação com assessoria Foto: arquivo/divulgação
e-mail: redacao@blogdellas.com.br