Em clima quente, PT inicia discussões para escolha da nova direção estadual
A CNB (Construindo um novo Brasil), tendência majoritária do PT, liderada em Pernambuco pelo senador Humberto Costa, inicia este final de semana uma série de discussões no estado, visando a preparação do PED (Processo de Eleições Diretas) que será concluído com a escolha do novo diretório estadual e de uma nova Executiva. Às vésperas da eleição de 2026 o processo tende a ser movimentado. Hoje a CNB congrega quase todas as principais lideranças da legenda no estado. Além de Humberto fazem parte dela o deputado federal Carlos Veras, os três deputados estaduais – João Paulo, Doriel Barros(atual presidente) e Rosa Amorim e a vereadora do Recife Liana Cirne, muito bem votada em 2024, prefeitos e vereadores. De importante no PT, além dos nomes acima, só a senadora Teresa Leitão que hoje formou um grupo próprio unindo forças com o PT Recife.
A direção atual é, em sua maioria, composta por membros da CNB articulados por Humberto que trouxe para o grupo, na última eleição, o ex-prefeito do Recife e atual deputado estadual João Paulo. Nos bastidores partidários, porém, o comentário gira em torno da força que Teresa estaria arregimentando junto com seu grupo para disputar com a CNB o comando estadual. Depois que assumiu o Senado ela tem viajado muito para o interior e recebido muitos prefeitos em seu gabinete em Brasília. A eleição está marcada para 6 de julho deste ano.
A entrevista que Humberto deu esta quarta-feira, enquadrando os petistas que discutem o partido pelos jornais e prometendo trabalhar pela união partidária, foi vista como um sinal de que um ano antes de 2026, quando deseja renovar o seu mandato _ “a própria Teresa estava presente quando Lula nos disse que quer que eu continue no Senado para reforçar a bancada do PT”. afirmou – o senador não quer que o clima se exacerbe na eleição do PED a ponto de tumultuar o ambiente. Ele ressaltou ainda que não só em Pernambuco mas em todo o país a eleição de governador é menos importante para o PT do que a de Senador e Deputado Federal.
Comissões em discussão
Nos corredores da Assembleia os partidos já se articulam com o objetivo de formar as comissões permanentes da casa para os próximos dois anos. O recesso termina dia 03 de fevereiro (uma segunda-feira), quando o presidente Álvaro Porto toma posse para um novo mandato junto com os demais membros da nova mesa diretora, e deve marcar prazo para inscrição dos deputados que desejam participar das comissões. Só aí começará o arremate final da formação dos colegiados. Os partidos, porém, já discutem suas estratégias para ocupação dos principais espaços que estão comissões de Justiça, Finanças e Administração ou nas presidências das demais comissões.
Claudiano federal
O deputado Claudiano Martins se prepara para renovar seu mandato de deputado estadual mas o PP pensa no nome dele também para a Câmara Federal. O partido quer eleger uma bancada importante na Câmara, acompanhando recomendação do comando nacional progressista, e vê em Claudiano uma possibilidade de reforçar o time. Outros nomes estão sendo analisados sobretudo após o deputado Fernando Monteiro ter resolvido mudar de sigla na janela partidária.
Podemos quer mais espaço
O Podemos, que tem o comando da Secretaria de Agricultura do estado, aguarda mais espaços no time da governadora Raquel Lyra. Também é pensamento do partido reeleger o ex-prefeito Marcelo Gouveia presidente da Amupe. O não aproveitamento de nomes partidários no início da gestão da governadora criou ruídos, o ex-senador Armando Monteiro se afastou do Palácio, mas nos últimos tempos houve uma reaproximação.
Mirella e Mano
A governadora Raquel Lyra começou suas atividades no Palácio, após um período de férias, chamando os prefeitos de Jaboatão, Mano Medeiros e de Olinda, Mirella Almeida, para discutir parcerias. Os dois defendem um pauta metropolitana e devem ter levado o assunto a Raquel. Mano foi recebido esta terça-feira e Mirella ontem.
Ao enquadrar os petistas que falam aos jornais, o senador Humberto Costa tentou atingir quem? Os últimos a falar foram Cirilo Mota, presidente do PT Recife; os deputados estaduais João Paulo e Doriel Barros, presidente estadual e a própria senadora Teresa Leitão.
Redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com