Parceria Sudene e IBGE viabiliza oficinas sobre políticas públicas na era digital
Cursos trazem orientações sobre as melhores práticas para de dados e informações para a produção de estudos e políticas públicas
A Casa Brasil IBGE Sudene iniciou a primeira oferta de cursos de qualificação técnica, ação inédita no Nordeste. A oficina de férias “Políticas Públicas na Era Digital: Dominando os dados do IBGE”, durante os últimos dois dias, reuniu gestores públicos, técnicos, professores e pesquisadores. Na próxima semana, mais duas turmas vão receber orientações sobre a melhor utilização de dados e informações nas plataformas do IBGE para a construção de políticas públicas e produção científica.
Os encontros também buscam disseminar o acesso aos dados e informações presentes nas plataformas digitais do IBGE, que reúnem mais de um trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados. Um dos propósitos da ação colaborativa entre as instituições é facilitar o acesso a informações regionalizadas sobre economia, indicadores sociais e pesquisas sobre temas de interesse público.
“Essa iniciativa é um desdobramento da parceria que fizemos com o IBGE para compartilhar essa grande base de dados que está presente, sobretudo a partir do Censo, que é responsabilidade do Instituto. Nosso desafio é trazer esses dados para o Nordeste, territorializar as informações, possibilitando avanços nas políticas públicas para a nossa Região”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Coordenador do Centro de Documentação e Disseminação de Informações e Coordenação de Comunicação Social do IBGE, Daniel Castro ressaltou a participação de diversos agentes públicos e privados em torno da discussão sobre a importância dos temas tratados no evento. “Nas oficinas, (destacar) a importância de termos gestores publicos e privados ,gente de todo os lugares do Nordeste. Uma oficina que é básica, a porta de entrada para vários cursos e atividades da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, que queremos trazer uma unidade para o Nordeste. Estamos muito felizes com a parceria IBGE e Sudene”, comentou. Para o analista do IBGE e gestor em pesquisa Romero Maia, a oficina começou superando as expectativas. “As pessoas presentes foram receptivas e tiveram questionamentos muito pertinentes”.
Oferecidas de forma presencial, das 9h às 12h, as oficinas são ministradas por técnicos e especialistas da Coordenação de Experiência e Serviços On-line do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CEON/CDDI). Ao final da oficina, os participantes receberão certificados da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE).
A Casa Brasil IBGE SUDENE é fruto de um acordo de cooperação entre as duas instituições e está localizada nas instalações da sede da Autarquia federal no Recife.
Redação com assessoria Foto:Elvis Aleluia
e-mail: redacao@blogdellas.com.br