Volta às aulas aquece vendas no comércio do Recife
Faltando poucas semanas para o início das aulas, a procura dos pais por material escolar ganha intensidade. Enquanto alguns aproveitam o momento para garantir toda a lista de itens, outros já anteciparam parte das compras e agora buscam completar o que ainda falta. Livros, cadernos, materiais de papelaria, canetas e mochilas estão entre os artigos mais procurados. Além disso, o período letivo também aquece setores como vestuário, calçados e utensílios para lancheiras, incluindo garrafas e potes. No Centro do Recife, o aumento no movimento nas lojas reflete a busca por produtos para o novo ciclo escolar. “A retomada das aulas reflete de maneira favorável ao comércio, animando os negócios do varejo no início do ano. Nossa expectativa com relação às vendas neste período de volta às aulas, no início do ano, é positiva”, considerou o diretor institucional da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Recife), Paulo Monteiro. Segundo ele, a diversificação no formato de ensino, como o crescimento das aulas híbridas e a utilização de tecnologias no ensino, trouxe a busca por itens tecnológicos, como notebooks, tablets e acessórios. Nesse contexto de tanta procura, o diretor da CDL Recife dá dicas para economizar. “Os pais e consumidores devem fazer pesquisas, procurar nas redes sociais e nas lojas, verificar quais são aquelas que estão oferecendo condições mais atrativas, não só de preço, mas até de parcelamento dos produtos”, recomenda. Outra dica é reutilizar materiais de anos anteriores que ainda estejam em boas condições.
SecMulher oferece oficinas de Carnaval no Centro Júlia Santiago
A Secretaria da Mulher de Pernambuco promove nesta terça-feira (21), e na próxima quinta (23), em parceria com a Sedepe e o Senac, oficinas de moda para o Carnaval. Serão duas turmas: uma para customização de roupas e outra para penteados. A formação é gratuita e apenas para mulheres que desejam faturar uma grana extra neste Carnaval ou para quem quer produzir suas próprias roupas e brincar a Folia de Momo de mais produzida. As aulas acontecem no Centro da Mulher Pernambucana, Júlia Santiago, em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, sempre das 13h às 17h. As mulheres poderão aprender a personalizarem as roupas de blocos de Carnaval e as técnicas de penteados simples até os mais elaborados, com dicas exclusivas para garantir durabilidade e conforto durante toda a festa. As inscrições são presenciais no próprio Centro.
Obras de Oswald de Andrade entram em domínio
As obras do dramaturgo, escritor e jornalista paulistano Oswald de Andrade entraram em domínio público desde o primeiro dia deste ano de 2025. Com isso, suas produções agora possuem livre e gratuito acesso para serem reproduzidas por qualquer pessoa, sem a necessidade de pagamento, para editoras ou familiares que detinham os direitos autorais. Oswald de Andrade, falecido em 1954, é um dos principais símbolos do movimento modernista brasileiro. Aos 32 anos, ele e Mário de Andrade foram idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. A Lei de Direitos Autorais Brasileira determina que os direitos patrimoniais do autor em relação às suas obras ficam com quem os possuem após sua morte por apenas 70 anos, contados de 1º de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Passada essa janela, as obras são liberadas para serem utilizadas ou reproduzidas por qualquer pessoa, independentemente de autorização por parte dos titulares dos direitos patrimoniais. Estão em domínio público trabalhos como o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, o Manifesto Antropófago; o livro de poemas O Santeiro do Mangue; a peça de teatro O Rei da Vela; e o romance Memórias Sentimentais de João Miramar.
Olinda convoca pais para atualização da vacinação infantil antes do início das aulas
A Prefeitura de Olinda, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, está chamando os pais e responsáveis a levarem suas crianças para atualizar a caderneta de vacinação entre os dias 28 e 30 de janeiro. O objetivo é garantir que todos os alunos estejam devidamente imunizados contra doenças preveníveis antes do início do ano letivo, proporcionando um retorno mais seguro e saudável às aulas.A secretária de Saúde de Olinda, Ana Callou, pede que os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança e, se possível, o cartão do SUS. “Essa é uma importante oportunidade para proteger a criança e colaborar com a saúde coletiva. A vacinação é um compromisso com o bem-estar de todos, e sua participação é fundamental para garantir um ambiente escolar seguro. Não deixe para última hora, atualize as vacinas do seu filho antes do início das aulas”, reforça Callou. Nos dias 28 e 30 de janeiro, as unidades de saúde estarão funcionando em horário estendido, das 17h às 20h, para facilitar o acesso dos pais e responsáveis que trabalham durante o dia.
Hospital Veterinário do Recife altera dias de vacinação antirrábica
A Prefeitura do Recife alterou o dia da vacinação antirrábica no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro. Anteriormente, o atendimento acontecia às terças e sábados. Agora, o serviço será realizado às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h. Além da prevenção contra a zoonose, o HVR oferece uma série de serviços gratuitos, incluindo castrações, exames e orientações sobre cuidados básicos com os animais. Mais de 55 mil atendimentos foram feitos no equipamento em 2024. A Secretaria de Saúde do Recife também disponibiliza, por meio do Conecta Recife (app ou site), o agendamento para vacinação antirrábica em cães e gatos, o ano inteiro, no Centro de Vigilância Ambiental (CVA). O local fica na Av. Antônio da Costa Azevedo, 1135, Peixinhos, e funciona nas quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Parcão indoor do Shopping Patteo Olinda ganha novo espaço
O Parcão indoor do Shopping Patteo Olinda está com novo espaço amplo e exclusivo para os pets, instalado no piso L2. O local foi planejado para as famílias curtirem com tranquilidade e os animais brincarem à vontade.Brinquedos, obstáculos e área de convivência para os tutores, além de cenários instagramáveis para fotos e uma árvore decorativa compõem o ambiente. A entrada é gratuita.Para brincar no Parcão do Patteo, todos os animais devem estar saudáveis, vermifugados, vacinados, livres de parasitas e doenças infectocontagiosas. Além disso, devem estar acompanhados por um responsável maior de idade durante toda a permanência no local.Todas as demais regras podem ser conferidas no site www.shoppingpatteoolinda.com.br, diretamente no Espaço Cliente localizado no piso térreo ou pelo telefone (81) 3022-0237. O Parcão funciona de acordo com o horário do shopping, de segunda a sábado, das 09h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 21h.
Redação com assessorias e veículos – Foto: Arquivo
E-mail: redacao@blogdellas.com.br