Notícias

Como se bastasse esvaziamento, lixo toma conta do Centro do Recife

Texto de Letícia Lins, do Blog #OxeRecife

É uma pena que o Centro do Recife continue relegado, pelo menos aparentemente, ao abandono. Quando caminhamos por bairros como Boa Vista, Santo Antônio e São José, nos defrontamos com cenas que não desejaríamos ver na nossa antes tão bonita cidade: calçadas desgastadas, poluição sonora e visual, lojas fechadas. Cadê o Recentro, o gabinete criado para revitalizar aquela área, que no passado tinha tanto charme e que praticamente acabaram com ele?

Andem por ruas como Nova, Imperatriz, Calçadas, Conceição, da Matriz e aí, vocês percebem do que estou falando. É verdade que algumas áreas passaram por requalificações recentes, como a Praça Maciel Pinheiro e o Parque Treze de Maio. Mas é verdade, também, que do jeito que se encontra o Centro da cidade, não há como atrair mesmo o público. O que é muito triste. A paisagem mais recente envolve a presença de lixo em ruas como a Sete de Setembro e Avenida Conde da Boa Vista. Segundo moradores da região, a lixarada é colocada nas calçadas e até mesmo no asfalto fora do horário da coleta. Aí, o que acontece? Catadores, animais como cães de rua e até pombos contribuem para espalhar restos de comida no chão, atraindo ratos que são vistos circulando com frequência pelo centro. Um péssimo cartão postal, não é?

 

Até hoje não sei porque as autoridades do setor não obrigam restaurantes, bares e similares a fazer a separação do lixo diariamente: papelão, garrafas, metais, lixo orgânico. Mas nem há a obrigação, quando a separação deveria ser sistemática. E, ao que parece, também falta fiscalização e multa contra os porcalhões, que não são poucos. E porque também não se orienta esse pessoal sobre o horário da coleta, para evitar que as ruas do centro fiquem do jeito que está, um lixão?

Se o centro já necessita de cuidados – no que diz respeito a ruas e edificações – a questão do lixo precisa ser encarada de outra forma, pois como está… não dá. Pode ser daí para pior. Há lixo nas ruas, nas calçadas, e até sobre os abrigos de ônibus. Também há lixo acumulado em buracos no asfalto, como o da foto, na Rua das Calçadas.

Todas as vezes que presencio cenas como estas das fotos de Genival Paparazzi, que é morador e “fiscal” do Centro, lembro desse flagrante abaixo que fiz, certa vez, quando caminhava pelo bairro de São José com uma autoridade do Paraná. Lembrando-me das ruas de Curitiba, morri de vergonha quando vi cena como esta abaixo. Três minutos depois, o cidadão pediu para voltar ao hotel. E dei toda razão ao seu pedido. Essa cena foi na gestão do então Prefeito Geraldo Júlio. A Praça Dom Vital, depois, passou por reforma. Mas se deixar, o lixo se acumula outra vez.

É gente, é grave mesmo a situação do Centro do Recife. Como se não bastasse todos os outros abandonos, a limpeza parece que ameaça ser mais um deles. Vamos torcer para cenas como essa da foto seguinte não se repitam. Mas que no fim do dia a sujeira é grande aí, também, ah! é…. No domingo, estive no Recife Antigo e constatei a mesma cena observada na Rua Sete de Setembro. A diferença é que o bairro é o mais turístico do Recife, enquanto a via do bairro da Boa Vista é mais frequentada pela população local.

Essa, na Praça Dom Vital, espantou turista do Paraná. Mas se não “apertar”, o Recife fica assim de novo (LL)

Redação com reprodução do texto de Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com e Letícia Lins/ Acervo #OxeRecife

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *