Pernambuco registra casos de HMPV, vírus que causa surto na China.Veja sintomas
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na quarta-feira (15), os primeiros casos de metapneumovírus humano (HMPV) em Pernambuco. Duas meninas, de 1 ano e 7 meses e 3 anos e 11 meses, apresentaram sintomas como febre e tosse. Ambas receberam alta hospitalar. Em 2024, o HMPV não foi registrado no estado, mas pode ter circulado sem ser detectado.
O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004. Desde então, o vírus tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias.
Em Pernambuco, foram identificados 15 casos de HMPV em 2016; um caso em 2018; três casos em 2019; um caso em 2020; sete casos em 2021; 27 casos em 2022; 7 casos em 2023. Nos anos de 2017 e 2023, não foram detectadas amostras positivas para o metapneumovírus humano.
Especialistas têm afirmado que o HMPV não é uma “nova ameaça”, e sim uma doença respiratória já conhecida, apesar de pouco comentada.
Quais os sinais e sintomas comuns?
Geralmente, pessoas infectadas pelo HMPV apresentam sintomas semelhantes aos do resfriado ou da gripe, incluindo tosse, febre, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo e dor de cabeça. O vírus pode deixar algumas pessoas bastante doentes, causando infecção pulmonar (pneumonia) ou inflamação das vias respiratórias (bronquiolite e bronquite). Os sintomas mais graves incluem respiração ofegante, dificuldade em respirar, dor no peito, tontura, fadiga intensa, desidratação ou febre persistente que não melhora mesmo com o uso de medicação. A orientação da OMS é que, caso o paciente apresente algum dos sintomas listados como graves, procure orientação médica.
Redação com portal JC e Agência Brasil Foto: reprodução
e-mail:: redacao@blogdellas.com.br