Biden anuncia acordo de cessar fogo entre Israel e Hamas e fala em “novo futuro”
“Essa é a oportunidade de um novo futuro” – disse esta quarta-feira à tarde o presidente Estados Unidos, Joe Biden, em pronunciamento, ao se referir ao acordo de paz celebrado entre Israel e o Hamas que terá a duração inicial de 42 dias e será prorrogado até que todos os reféns israelenses sejam liberados. O acordo entra a vigor a partir deste domingo com a liberação dos primeiros reféns, com predominância para crianças mulheres e soldados, até chegar aos 33 acordados inicialmente. Para cada refém civil libertado, Israel libertará 30 palestinos que estão nas prisões do país e para cada militar solto haverá a libertação de 50 palestinos.
A cinco dias de deixar a presidência dos Estados Unidos para o novo presidente, Donald Trump, que concordou em enviar membros de sua equipe para acompanhar as negociações entre Israel e o Hamas realizadas no Catar, Biden falou ao lado da vice- presidente Kamala Harris e do secretário de estado Antony Blinken, aos quais agradeceu o empenho pela realização do acordo. Ele deixou claro que o documento assinado esta quarta-feira teve o DNA de sua equipe e vinha sendo negociado há meses : “foram 400 dias de fracasso e um de sucesso” – argumentou, referindo-se ao tempo em que teve inicio o conflito em 23 de outubro de 2023 até agora, concluindo: “ o sucesso chegou. Deus proteja a todos que trabalharam pela paz.”
Biden deixou claro que os Estados Unidos trabalhou junto com Israel e seus parceiros no Oriente Médio de forma diuturna desde que o Hamas atacou Israel ,executando ou tornando prisioneiros mais de mil israelense. Falou que Israel, com apoio americano, destruiu o sistema de defesa do Irã, país que alimentava o Hezbollah e o Hamas, executou os principais líderes do Hezbollah, permitindo que o Líbano elegesse recentemente um presidente contrário ao Hezbollah, e obrigou o Hamas a aceitar o acordo de paz proposto.
Indagado sobre se achava que Trump iria dar sustentação ao acordo agora celebrado, Biden respondeu – “ somos todos americanos e assim que os americanos fazem”. E referindo-se a outra provocação dos jornalistas sobre o crédito do acordo de paz para o seu governo disse apenas – “ tá de brincadeira, né ?”.
Biden fez ainda uma retrospectiva sobre o qwue foi feito no Oriente Médio no seu governo afirmando: “ o Líbano está livre do Hezbollah, a Síria está livre do estado opressor, mantemos ótimas relações com a Arábia Saudita e outras nações alinhadas. O povo palestino atravessou o inferno mas Gaza terá um futuro sem o Hamas no Poder. O Estado
Islâmico e o Irã ainda são ameaças mas estão sendo combatidos” – acrescentou, finalizando: “ estou muito feliz que este dia chegou”.
O primeiro ministro do Catar, Mohammed bin bAbdulrahman Al Thani, país que possibilitou o acordo de paz abrigando emissários de Israel e o Hamas em seguida reuniões, afirmou que “ o acordo dá início a um período de novas responsabilidades e disse que haverá o incremento da ajuda humanitária a Gaza com reconstrução imediata de hospitais e fornecimento de alimentos à população. O acordo inicial terá a duração de seis semanas com cessar fogo e libertação de reféns.
Redação Blogdellas Foto: reprodução
e-mail: redacao@blogdellas.com.br