Com chuvas acima da média, prefeitos da RMR amanhecem o dia em alerta

 

Após treze dias da posse, alguns para o primeiro mandato e outros para o segundo, a maioria dos prefeitos da Região Metropolitana amanheceu o dia desta segunda-feira em reuniões com as equipes da defesa civil, acionadas, ainda na madrugada, pelas fortes chuvas que chegaram aos 112 mm em 12 horas no Recife – o volume previsto para todo o mês de janeiro – onde alagaram ruas e avenidas e tiveram menor intensidade mas também foram fortes em Olinda (62 mm), Jaboatão (56 mm) e Paulista (41,08 mm).

Os prefeitos de Jaboatão e Olinda, Mano Medeiros e Mirella Almeida, logo pela manhã, se reuniram nas sedes dos dois municípios com a defesa civil e equipes de monitoramento compostas por alguns secretários. No Recife o prefeito João Campos enviou alerta à população e, segundo sua assessoria, visitou locais críticos junto com o vice e secretário Victor Marques. A PCR divulgou, porém, um balanço das ações em morros da Zona Norte com o objetivo de acalmar os moradores da região.

Apesar da intensidade da chuva que caiu em hora inapropriada – o inverno só começa em maio – o prefeito Mano Medeiros afirmou, após o encontro com a defesa civil: “queremos tranquilizar a população, dizer que estamos desde domingo atentos às chuvas pois o município, que estava com nível de “observação” meteorológica evoluiu para o de atenção”. Mirella Almeida adiantou: “nos reunimos com a Defesa Civil para avaliar o impacto das chuvas intensas registradas em Olinda. Todos permanecem mobilizados monitorando este fenômeno atípico para esta época do ano”. Ela disse que uma casa chegou a ser atingida por um deslizamento mas não deixou vítimas.

Em Camaragibe, o prefeito Diego Cabral afirmou, após reunião com a defesa civil, que na Cidade Tabajara houve um deslizamento de barreira mas não chegou a causar vítimas. “Aqui as chuvas estiveram dentro da normalidade para o período”. Já em Jaboatão, Mano Medeiros disse que foram registradas 23 ocorrências mas todas leves, 19 delas demandaram a necessidade de colocar lonas plásticas em alguns pontos, em três foram necessárias vistorias da Defesa Civil e o muro de uma residência em Cavaleiro desabou mas não atingiu ninguém.
               
Recenseamento

O Governo do Estado anunciou esta segunda-feira que está iniciando o recadastramento obrigatório dos mais de 120 mil servidores ativos do Executivo. O objetivo, segundo a secretária de Administração, Ana Maraísa, é “levantar informações exigidas pelo Sistema de Estruturação Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas”. Os servidores terão o mês de aniversário e mais 30 dias subsequentes para realizar o recadastramento de acordo com organograma específico.

Teresa Leitão e o celular

A senadora e professora Teresa Leitão disse que “a presença constante de celulares na sala de aula tem sido uma fonte de distração e ansiedade, afetando negativamente o ambiente escolar”. Por isso afirmou que concorda com a lei sancionada pelo presidente Lula que proíbe os celulares nas escolas: “a escola é um espaço de convivência e troca de experiências. Com essa nova lei esperamos criar um ambiente mais colaborativo e focado no aprendizado.
Pergunta que não quer calar: O que o Governo do Estado e os municípios vão fazer diante do fenômeno La Niña que voltou a ficar ativo e são previstas chuvas fortes para o Norte e Nordeste brasileiros?

Esquerda e direita juntas

No meio de tanta radicalização política no Brasil uma luz no fim do túnel: a esquerda e a direita concordaram com a decisão de proibir os celulares nas escolas. Valeu a pressão dos pais dos dois segmentos políticos no entorno dos deputados e senadores.

O que o Governo do Estado e Municípios vão fazer para enfrentar o fenômeno La Niña que voltou e ameaça fortes chuvas no Norte e Nordeste?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar