Federação PP/Republicanos deve ser criada este ano, juntando Eduardo da Fonte e Sílvio Filho

 

A Federação entre o PP e o Republicanos, dois partidos de dimensão nacional, “tem tudo para virar realidade ainda neste primeiro semestre de 2025” – diz o presidente estadual do PP, deputado federal Eduardo da Fonte. Segundo ele, está tudo encaminhado nesse sentido. O União Brasil, que flertou com essa mesma federação, está encontrando dificuldade de se unir ao grupo, apesar do presidente nacional Antonio Rueda ter informado, na semana passada, que continua trabalhando firmemente nesse sentido. Se for formada, a nova Federação terá grande peso em Pernambuco pois congregará 6 deputados federais – 4 do PP e dois do Republicanos – e 10 deputados estaduais, podendo este número crescer em 2026 com a janela partidária. Só o PP ficará com entre 10 e 11 estaduais.

Além disso, os deputados federais Silvio Costa Filho(Republicanos) e Eduardo da Fonte(PP) serão personagens importantes no estado na eleição de 2026 e se estiverem unidos terão condições de conduzir importantes negociações no campo majoritário. Hoje Sílvio está alinhado ao prefeito João Campos e Eduardo a Raquel Lyra mas a Federação só pode ter um caminho, tendo que se definir entre um e outro. Eduardo evita este assunto e sublinha que a conta de hoje deve ser balizada na formação de bancadas federais e estaduais.

Embora seja conhecido em Pernambuco pela experiência com formação de bancadas expressivas, Eduardo diz que a criação de federações é um imperativo importante “porque a regra eleitoral ficou muito dura com o fim das coligações”. Ele pontua que uma federação tem melhores condições de concorrência: “fortalece-se um conjunto e se soma os fundos eleitorais dos dois partidos “. Para se ter uma ideia do tamanho desta federação ela pode começar em torno de 94 deputados federais, podendo passar o PL que elegeu 99 deputados federais em 2022 mas já perdeu mais de seis.

O tamanho de cada um

A Federação será formada levando em conta o número de deputados federais que cada partido elegeu em 2022. O PP fez 47 e o Republicanos 41. Só aí os dois teriam 88 federais mas quando for formada, ela vai congregar também os parlamentares que se filiaram depois da eleição. Só o PP já recebeu 4 novos federais e hoje tem 51. Hoje a Federação PT/PV/PCdoB conta com 80 deputados federais. Novas agregações partidárias podem  surgir a partir de  partidos como União Brasil, MDB, PSB e PSDB.

Fora Instagram, Facebook e Whatsapp?

Em entrevista esta quarta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, disse que a rede social que não se adequar às leis brasileiras terá o mesmo tratamento do “X” , o ex-Twitter – que foi proibido de operar no país até aceitar pagar multa estabelecida pelo Supremo. Ele estava se referindo à META, empresa que controla o instagram, facebook e whatsapp e que acabou com o controle que fazia das mensagens dos internautas, banindo as fake news. O twitter saiu do ar e não gerou muita repercussão mas o Instagran, facebook e Whatsapp não só têm muito mais seguidores no Brasil como geram renda para muitos setores da economia. É pagar pra ver.

Quando a governadora Raquel Lyra vai preencher as vagas em sua equipe, inclusive a secretaria de esportes?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar