Mendonça Filho mantém candidatura a líder do União Brasil após adiamento da escolha

 

Esta sexta-feira, a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados deveria escolher o líder do partido na casa para os próximos dois anos mas a escolha acabou adiada para fevereiro em função da falta de entendimento entre os três concorrentes – um deles o deputado federal pernambucano Mendonça Filho – sobre as regras a ser seguidas. Tudo começou quando um dos candidatos, Pedro Lucas Fernandes (MA), apoiado por filiados ao antigo PSL, começou a colher assinaturas para, fugindo ao estatuto do partido, extinguir o voto secreto substituindo-o por apoiamentos em lista.

Houve muita discussão e, por fim, venceu a tese de adiamento do pleito para fevereiro. Um partido plural, o União Brasil enfrenta um dilema para escolha do seu líder. Os três candidatos que se apresentaram para a disputa representam correntes distintas: Mendonça representa os parlamentares independentes, entre eles alguns de grande visibilidade digital como Rosangela Moro, Kim Kataguiri e Alfredo Gaspar; o deputado Damião Feliciano (PB) tem o apoio de Elmar Nascimento e do Palácio do Planalto e sua candidatura surgiu com o propósito de tirar votos de Mendonça; já Pedro Lucas, como está acima, representa o PSL.

– Concordei com a ideia de Rueda e ACM Neto de adiar a escolha, embora estivesse preparado para a eleição esta sexta com a certeza de que teria vaga garantida no segundo turno, podendo ser o mais votado. Agora vou para a disputa de fevereiro com a mesma disposição e mais tempo para trabalhar os apoios – disse Mendonça a este blog, acrescentando – “Represento uma linha independente como acho que deve ser a postura do União Brasil. É um partido grande e tem várias correntes.”  O líder na Câmara tem muita influência na casa, participa de todas reuniões de líderes e tem acesso direto ao presidente da Câmara.

Raquel quer recuperar Itamaracá

A governadora Raquel Lyra que, ontem, anunciou a reconstrução da ponte que dá acesso à Vila Velha, parte histórica da Ilha de Itamaracá, tem um projeto mais arrojado para o município, inclusive com a remoção dos presídios que ali funcionam. Este é um sonho antigo dos habitantes da Ilha e ela se comprometeu com o assunto chegando a falar com vários interlocutores sobre isso. Votado em Itamacará, onde tem casa própria e passa férias, o deputado Antônio Moraes está muito satisfeito com o trabalho da governadora e ajudando-a na defesa dos mesmos que , na sua opinião, atendem diretamente aos ilhéus e aos turistas.

Luciano Duque

Oriundo do sertão do estado, o deputado Luciano Duque tem se destacado na Assembleia Legislativa na apresentação de importantes projetos que viraram leis como o da garantia de distribuição gratuita de remédio a base de cannabis para pessoas que dele precisam e sob prescrição médica . Este ele apresentou em coautoria com o deputado estadual João Paulo Silva. E um segundo, e mais recente ainda, outro sobre o aumento de penas para quem roubar cabos e fios de cobre ou seja receptador dessas mercadorias.

Paulo Câmara no BNB

O ex-governador Paulo Câmara que pode vir a disputar vaga de deputado federal pelo PT em 2026, está se saindo muito bem na presidência do Banco do Nordeste. Não há uma semana em que não anuncie conquistas para a instituição e para os pequenos correntistas e produtores. Ontem  a famosa Agência de Classificação de Riscos – Moody’s – atribuiu a nota MQ2.br ao BNB em sua avaliação das atividades de gestão de investimentos e de atendimento aos clientes que são cotistas de fundos de investimento. Os processos e resultados analisados foram da Diretoria de Ativos de Terceiros que recebeu a segunda maior nota dada pela Moody’s.

Luciano Bivar voltou a atacar Antonio Rueda, o atual presidente do União Brasil. Notórios parceiros em passado recente, foi mesmo pra valer o rompimento desses dois pernambucanos?

E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com

Compartilhar