Mulheres sabem pouco sobre infertilidade, mostra pesquisa

 

Uma pesquisa inédita encomendada pela Merck, empresa global de ciências e tecnologia, revelou que, embora 88% das mulheres entre 25 e 45 anos conheçam métodos contraceptivos, apenas 58% compreendem sobre infertilidade, e 55% desconhecem procedimentos como o congelamento de óvulos e embriões. Além disso, 86% não sabem sobre oncopreservação. A pesquisa, realizada pelo Ipec, ainda apontou que apenas 5% das mulheres discutiram tratamentos para infertilidade com seus ginecologistas. No entanto, entre as que realizaram planejamento reprodutivo, 79% relataram uma comunicação aberta com seus médicos. Também foi identificado que 40% das mulheres já receberam diagnósticos de condições que afetam a fertilidade, como síndrome dos ovários policísticos, obesidade e endometriose. Essas condições impactam tanto o bem-estar físico quanto emocional, principalmente durante a fase de planejamento familiar.

 

 

Novembro se despede com alerta: câncer de boca pode atingir mais de 15 mil pessoas em 2025

 

 

Com o fim de novembro, também chega ao encerramento a campanha de conscientização sobre o câncer de boca. O estomatologista e tutor da clínica Odonto FPS, Weslay Rodrigues, reforça a importância de atenção aos fatores de risco, sintomas e cuidados preventivos para combater a doença.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 15.100 novos casos de câncer da cavidade oral por ano entre 2023 e 2025, com maior prevalência em homens (10.900 casos) do que em mulheres (4.200 casos). Esse tipo de câncer apresenta um risco de 6,99 por 100 mil habitantes e, segundo o Ministério da Saúde, é frequentemente diagnosticado em estágios avançados, o que reduz as chances de tratamento eficaz.Feridas que não cicatrizam em até duas semanas, manchas brancas ou vermelhas na boca, dores persistentes e dificuldade para movimentar a língua ou os lábios são sintomas comuns que não devem ser ignorados. “Esses sinais podem ser confundidos com problemas menos graves, o que faz com que muitas pessoas adiem a busca por um especialista”, alerta Weslay Rodrigues.

 

 Mulheres da Bacia do Rio Tejipió iniciam capacitação sobre desastres climáticos

 

 

Cerca de 25 mulheres da Bacia do Rio Tejipió começaram, na quinta-feira (28), uma formação sobre gestão de desastres climáticos, que vai até 13 de dezembro. A abertura aconteceu no Anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com palestra sobre “Mudança Climática e o Impacto para os Desastres”, ministrada pelos professores Cynthia Suassuna e Fábio Pedrosa. A capacitação é promovida pela Prefeitura do Recife, em parceria com várias secretarias, e visa capacitar lideranças femininas de comunidades em áreas de risco, como Areias, Jardim Uchôa e Caçote, a lidarem com desastres climáticos e seus impactos. Esta é a segunda edição do NUPDEC Mulheres em 2024.

 

 

As inscrições para as vagas remanescentes do Fies foram prorrogadas até segunda-feira (2)

 

 

As incrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único do MEC. O resultado e a ordem de classificação serão divulgados na quarta-feira, dia 4. Pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação.Essas vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas etapas anteriores do programa e devem ser ocupadas por quem está efetivamente matriculado e cursando o curso para o qual se inscreveu, ou por quem tenha obtido pelo menos 75% de aproveitamento nas disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado. O Fies é o programa que concede financiamento para cursos em instituições privadas de ensino superior. A escala de financiamento depende da renda familiar do candidato, que deve ser de até três salários mínimos por pessoa, ou seja, R$ 4.236. Para o Fies Social, a renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa da família, ou seja, R$ 706, e o candidato deve estar inscrito no CadÚnico. Além do critério de renda, podem se inscrever no Fies candidatos que participaram do Enem, obtiveram 450 pontos ou mais nas provas e não zeraram a redação.As informações completas estão disponíveis em acessounico.mec.gov.br/fies.

 

 

Prefeitura premia estudantes e professores que mais se destacaram na Olimpíada de Matemática do Recife 2024

 

 

Esta segunda-feira (2) será especial para os estudantes que participaram da Olimpíada de Matemática (OMR) 2024 da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação. A partir das 17h, os vencedores serão premiados no Armazém 14, localizado na Av. Alfredo Lisboa, s/n, bairro do Recife.  Os três primeiros colocados de cada categoria (1 e 2) serão premiados com uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, para conhecer a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney. Dois professores e um gestor também serão premiados com a viagem.A OMR contemplou estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e tem como objetivo despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender matemática, bem como identificar e valorizar talentos da disciplina.

 

Com destaque para a liderança feminina, Limongi Advocacia celebra 30 anos

 

 

O escritório de advocacia, onde dos 85 profissionais que o integram, 65 são mulheres celebra a trajetória com um vídeo institucional produzido pela agência de publicidade Martalima Comunicação, reafirmando compromissos com a diversidade, inclusão e com o mercado.O escritório, que teve início em 1994, no Recife, tem seu desempenho reconhecido em prestigiados rankings globais como Chambers & Partners, Legal 500 e Leaders League- assim como seu sócio fundador, Erik Limongi Sial ,igualmente ranqueado. “Ao longo dessas três décadas, o Limongi Advocacia cresceu e se reinventou, atento às demandas de seus clientes, buscando sempre superar as expectativas. Há 19 anos, assumiu um papel de destaque no segmento de telecomunicações, assessorando várias das líderes de mercado. E igualmente ampliou sua atuação para os segmentos de saúde e seguros, consolidando sua expertise”, destacou Erick.

 

Espaço Mãetamorfose celebra o Natal com evento ao ar livre na Zona Norte do Recife

 

 

Neste domingo, 1º de dezembro, o Espaço Mãetamorfose promove a quarta edição de seu tradicional evento de Natal, que acontece das 15h30 às 19h, na Avenida Rui Barbosa, 1105, nas Graças, Zona Norte do Recife. O evento será realizado no espaço que abriga a Brûlée Pâtisserie e o Novo Quintal, oferecendo uma programação especial para toda a família.A tarde contará com uma série de atividades para crianças, incluindo brinquedos e recreação no Novo Quintal, além de um show de Natal com a Bandinha, que começará às 16h. A chegada do Papai Noel, acompanhada de personagens natalinos, está prevista para às 18h, seguida por uma sessão de fotos com o bom velhinho.

Redação com assessorias e veículos – Foto: Divulgação/arquivo
E-mail: redacao@blogdellas.com.br

Compartilhar