Notícias

Dia da Consciência Negra: confira o que abre e fecha no Recife

Programação cultural diversificada vai celebrar o feriado dedicado à ancestralidade africana. Serviços da Prefeitura do Recife terão regime especial neste dia 20

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, em referência à morte de Zumbi dos Palmares, o mais famoso líder quilombola brasileiro. Devido à celebração, que passou a ser feriado em todo território nacional, alguns serviços da repartição pública terão seus horários alterados.

Por outro lado, a cidade estará recheada de eventos e programações culturais voltadas para o Dia de Zumbi. O Pátio de São Pedro receberá a segunda edição do Afrofest, Festival de Cultura Negra, enquanto no Paço do Frevo terá cortejo no embalo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Confira como fica o funcionamento dos principais serviços públicos do Recife:

EDIFÍCIO SEDE-No feriado de 20 de novembro, o edifício-sede da Prefeitura do Recife (PCR) estará fechado. As atividades do prédio, incluindo o atendimento ao público, serão retomadas normalmente na quinta-feira (21/11).

SAÚDE- Os serviços de urgência e emergência permanecem funcionando 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto); nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). O Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, estará aberto para partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro Sony Santos, anexo ao HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para mulheres cis e trans e homens trans com útero, vítimas de violência.A vacinação de influenza e atualização de calendário vacinal funcionará nos seguintes horários: shopping Riomar (Pina) e shopping Recife (Boa Viagem), das 12h às 19h, e Shopping Boa Vista, das 10h às 19h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) funcionará de plantão por meio do whatsapp 3355-7712, das 8h às 17h.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE-Nesta quarta-feira (20), o Hospital Veterinário do Recife funciona em expediente diferenciado, aberto das 7h às 13h, para urgências.

CULTURA-Para celebrar a força e a ancestralidade dos povos e tradições de matriz africana, solo fértil de onde brotaram algumas das mais importantes e bonitas manifestações culturais do Recife e do Brasil, a festa está garantida na cidade. E tem pressa para começar.As comemorações do Dia da Consciência Negra terão início já no dia 19, com edição especial da Terça Negra, realizada pelo Movimento Negro Unificado, no palco cativo do Pátio de São Pedro, com apoio e estrutura da Prefeitura do Recife. A programação da Terça começa às 19h, com shows de Obirin, Maracatu Almirante do Forte, Pácua & Via Sat e Afoxé Oya Alaxé.

Na quarta, a partir das 16h, o Pátio receberá a segunda edição do Afrofest, Festival de Cultura Negra, também realizado com apoio da Prefeitura do Recife, para embalar a celebração da data recentemente incluída no calendário festivo brasileiro com vários ritmos ancestrais, do coco ao afoxé, do maracatu ao frevo.Também haverá, a partir das 16h, um cortejo do Pátio do Terço ao Pátio de São Pedro, com vários afoxés, reunidos pela União dos Afoxés de Pernambuco.

No Paço do Frevo, vai ter outro cortejo, no embalo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, para desfilar o orgulho e a força dos 20 anos de história do grupo, que é símbolo de resistência das raízes culturais africanas na cidade. A concentração será a partir das 18h, no Marco Zero. Às 18h30, o cortejo segue pela Rua do Bom Jesus em direção ao Paço do Frevo, fazendo uma apresentação em frente ao museu.

Outra opção cultural para o feriado será o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, no Teatro de Santa Isabel, a partir das 20h, rendendo um tributo ao compositor italiano Giacomo Puccini. Os ingressos serão distribuídos, no dia da apresentação, pela internet (https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/)e na bilheteria do teatro.

MULHER-Nesta quarta-feira (20), a maioria dos equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estará fechada, com as seguintes exceções: Centro de Referência Clarice Lispector: localizado na Rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro – funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana; Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector: situado na Av. Recife, 700, em Areias, estará aberto todos os dias das 7h às 19h. Os demais serviços da Secretaria da Mulher serão retomados normalmente na quinta-feira, 21 de novembro.

TURISMO E LAZER-A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível para a população, das 7h às 16h, oferecendo um trajeto especial que passa por diversos pontos turísticos e bairros da cidade. Outra alternativa para moradores e visitantes é o Olha! Recife, que oferece roteiros semanais exclusivos e diferentes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br. Além disso, os parques da cidade vão funcionar normalmente, sendo mais uma opção de lazer para todos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS-O projeto Praia sem Barreiras será realizado na próxima quarta-feira (20), para quem quiser curtir o novo feriado. A ação oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, utilizando cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir acesso à faixa de areia e ao mar. Não é necessário agendamento prévio para participar; basta comparecer ao local. Vale ressaltar que a atividade poderá ser suspensa em caso de grande volume de chuva ou de maré alta. O horário de funcionamento é das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, próximo à Rua Bruno Veloso.

Além disso, no feriado desta quarta-feira, não haverá atendimento nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único, e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também estarão fechados o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

As exceções incluem o Centro Popinho, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. Os restaurantes populares Josué de Castro e Naíde Teodósio também estarão abertos, oferecendo refeições para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas na quarta-feira (20).

Redação com assessoria Foto: divulgação

e-mail: redacao@blogdellas.com.br

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *