Mulheres ganham realce, incentivadas pelas novas prefeitas
Se os partidos políticos estão pouco ligando para o protagonismo feminino na sociedade, o que tem impedido que, apesar das cotas, mais mulheres concorram com possibilidade de vitória nas eleições para o executivo e o legislativo, as novas prefeitas que tomarão posse em janeiro, começaram a dar o bom exemplo. Esta quinta-feira duas delas – Mirella Almeida, de Olinda, e Aninha da Ferbom, de Nazaré da Mata – anunciaram equipe de transição, no caso da primeira, e secretariado, no caso da segunda, com predominância de mulheres.
Em um município sempre governado por homens e onde o machismo fala mais alto, Aninha aplicou a paridade de gênero de uma só vez. Anunciou o nome de cinco secretárias municipais : Domitilla Planta, de Educação; Aninha Araújo, de Ação Social; Sandra Vieira, de Finanças; Márcia Almeida, de Saúde e Júlia Andrade de Transportes. Quatro homens completam o time, de sorte que as mulheres ganharam 60% dos cargos de primeiro escalão.
Já em Olinda, a nova prefeita, Mirella Almeida, reuniu-se pela primeira vez, também esta quinta, com sua equipe de transição integrada por quatro mulheres – Patrícia Cunha, mestre em Comunicação; Valdenize Tenório, mestre em Educação; Luciana Lopes, especializada em Saúde Pública, Hematologia, Hemoterapia e Gestão de Sistemas; e Cinthia Ramos, com MBA em Gestão Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria – e um homem, Júlio Correa, pós-graduado pela Escola de Magistratura de Pernambuco e procurador-geral do Cabo, Jaboatão e Igarassu.
Estado reabilitado no Tesouro
A governadora Raquel Lyra soube em Brasília, onde passou parte da semana garimpando recursos e projetos junto a ministérios, da decisão da Secretaria do Tesouro Nacional de elevar a capacidade de pagamento do estado para Capag B+ o que vai permitir que, em 2025, Pernambuco possa tirar novos empréstimos com Aval da União e juros mais baixos. Por conta de um déficit fiscal do ano de 2022, o estado ficou em 2024 com o Capag C. Como em 2023, houve superávit em 2025 os benefícios voltarão a funcionar.
Cannabis lá e cá
O deputado Luciano Duque celebrou esta quinta-feira na Assembleia a decisão do Superior Tribunal de Justiça de autorizar o cultivo de cannabis sativa para fins medicinais e farmacêuticos no Brasil. Luciano lembrou que o momento não poderia ser melhor mpara Pernambuco pois também esta semana a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Lei de sua autoria e do deputado João Paulo Silva, tornando obrigatório o acesso a esses medicamentos no estado. O STJ deu um prazo de 6 meses para que a Anvisa ou a União definam regras para a importação e produção nacional do canabidiol.
Jarbas Filho na Coniben
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jarbas Filho, está em Portugal participando da Conferência Íbero-brasileira de Energia 2024 (Coniben). Autoridades, pesquisadores, especialistas e empresários do Brasil, Portugal e Espanha estão presentes aos debates que se realizam em Lisboa. O senador Fernando Dueire é um dos palestrantes. Coautor do Marco Legal da Produção de Hidrogênio Verde no Brasil, o senador falará do crescimento na geração de energia eólica, solar e do biocombustível, além de projetos que alinham desenvolvimento econômico com preocupação ambiental.
Até quando a direita e a esquerda vão continuar reduzindo à questão ideológica tudo o que acontece no Brasil?
E-mail: redacao@blogdellas.com.br/terezinhanunescosta@gmail.com